Novo Ensino Médio: entenda a reforma








Novo Ensino Médio: entenda a reforma



A Medida Provisória nº 748/2016 foi sancionada pelo presidente da República, Michel Temer, em fevereiro de 2017. Agora lei, o texto passou por 567 emendas de deputados e senadores, o que resultou na mudança de temas polêmicos e flexibilizou um pouco a reforma do Ensino Médio.
Confira abaixo como ficou o Novo Ensino Médio após as mudanças determinadas pela nova lei:
Implantação:
De forma gradativa a partir de 2020
1º ano do ensino médio em 2020
1º e 2º ano do ensino médio em 2021
1º, 2º e 3º ano do ensino médio em 2022 
Formato e Disciplinas
→ Divisão: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) fará parte de 60% das matérias estudadas em sala de aula. O restante ficará reservado para uma das áreas específicas;
→ Flexibilidade: os estudantes poderão escolher em que área se aprofundarão já no início do ensino médio, áreas estas deverão estar voltadas para o projeto de vida que o aluno  no mercado de trabalho. 
Cada escola deverá ofertar no mínimo 02 itinerários formativos dentro das 5 áreas, que são:: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Ciências Humanas/Sociais Aplicadas e Formação Técnica/Profissional (cada um desses itinerários deverão ter no mínimo 1.200h em todo o ensino médio);
→ Disciplinas obrigatórias: as disciplinas de Matemática, Português e Inglês, preservando o direito à língua materna (no caso de indígenas), serão obrigatórias em todo o ensino médio;
→ Manutenção de disciplinas: as disciplinas de Educação Física, ArtesFilosofia e Sociologia serão obrigatórias na BNCC;
→ BNCC: será formada pelos conteúdos das disciplinas obrigatórias e das disciplinas tradicionais do ensino médio, como História, Geografia, Biologia, Física, Química e Literatura. O conteúdo será definido ainda em 2017 pelo Conselho Nacional de Educação após consultar o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional de Dirigentes da Educação (Undime).
→ Itinerários: o conteúdo deve contemplar projeto de vida  e disciplinas com ênfase  para o mundo do trabalho.
Carga horária
→ Aumento da carga horária: Antes da MP virar lei, a carga horária do ensino médio era definida em 800 horas anuais. Com a sanção, as escolas terão cinco anos para ampliar essa carga para mil horas anualmente, divididas em 200 dias letivos.
→ Carga horária BNCC: o conteúdo da BNCC não poderá exceder 1.800 horas do total da carga horária do ensino médio todo.
→ Carga horária dos Itinerários: o conteúdo mínimo deve ser de 1.200 horas do total da carga horária do ensino médio todo.
→ Ensino em tempo integral: De maneira progressiva, todas as escolas de ensino médio passarão para tempo integral, tendo seu horário ampliado para 1.400 horas, o equivalente a sete horas diárias. Isso será possível com a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral do Governo Federal, a qual prevê o repasse de R$ 1,5 bilhão, ao longo de dois anos, para a conclusão da implementação. Esse auxílio será de dez anos.

fonte: BrasilEscola

Leia Também: Itinerários Formativos para o Novo Ensino Médio
https://aconsultoriaescolar.blogspot.com/2019/05/itinerarios-formativos-nova-lei-do.html

Os maiores desafios da Coordenação Pedagógica

Nenhum comentário:

Postar um comentário