O Google Expeditions, uma ferramenta de realidade virtual



O Google Expeditions, uma ferramenta de realidade virtual que está transformando milhares de salas de aula ao redor do mundo. Usando smartphones e um Google Cardboard, um óculos feito de papelão, os alunos são transportados virtualmente para quase qualquer lugar do mundo

Com ele, dá para fazer um tour em 360 graus por uma floresta do Congo ou mergulhar no mar do Caribe. Assim, o aluno tem um aperitivo do que seria estar verdadeiramente naquele ambiente. Por meio de um tablet, o professor seleciona os pontos para onde gostaria de "levar" a turma e, sinalizando com uma seta, conduz os olhares da meninada. O programa também contém informações didáticas para amparar o educador.
Uma das instituições onde a ferramenta está em teste é o Colégio Internacional Emece, que nos últimos anos tem se empenhado bastante em trazer a vida real para a sala de aula. Lá, a linguagem de programação e a robótica foram incluídas na grade curricular. Além disso, os professores usam ferramentas online para compartilhamento de arquivos, o que lhes permite coordenar projetos em grupo. Outra: o Wi-Fi é liberado. "Não adianta proibir. Em questão de horas, os alunos descobrem a senha. O melhor é liberar e orientar para que os dispositivos eletrônicos sejam usados para facilitar o aprendizado", diz Sônia Almeida de Sá, professora de Linguagem de Programação do Emece.
Fonte: Uol
Siga: Twitter: ConsultoriaEscolar
LEIA TAMBÉM NO BLOG:

3 técnicas para usar o YouTube em sala de aula