APLICATIVO AJUDA PAI A BUSCAR FILHO NA ESCOLA SEM ENFRENTAR FILAS

  Escolas estão incentivando os pais de seus alunos a ter em tablets ou smartphones um aplicativo que promete agilizar a tarefa de buscar os filhos de carro depois da aula.

  O principal app no mercado, Filho sem Fila, foi adotado por vários colégios de São Paulo. Ao menos 24 mil pais já o baixaram desde a inauguração, em 2013, diz a desenvolvedora.

  O sistema funciona assim que o responsável pelas crianças se aproxima de um raio pré-programado (300 metros, por exemplo).

  Ele aciona um botão em seu celular e um funcionário do colégio recebe em seu tablet a informação de que ele se aproxima.

  Até que o parente chegue para buscar a criança, o funcionário pode chamá-la e deixá-la pronta para embarcar no carro da família.

 Quando você se aproxima do colégio, já tem o trânsito normal da Paulista e dos outros pais que estão indo para a escola. E quando você estaciona o carro no colégio, muitas vezes, uma das crianças não está próxima ou ainda não saiu da sala e você tem que esperar ou dar voltas no quarteirão", afirma ela.

  O tempo médio de espera para 5 minutos, já que os seguranças do colégio aprontam as crianças facilitando o embarque.

Fonte: Folha de São Paulo

USO DE APLICATIVOS PARA CELULAR GANHA FORÇA NA ESCOLA

Conteúdo para smartphone é elemento importante de apoio na aprendizagem. Alunos e professores já exploram esta tecnologia.

Tecnologia e educação sempre tiveram uma relação difícil, sobretudo dentro da sala de aula. Embora o modelo de escola tenha pouco se alterado com o passar dos anos, a cultura digital é uma realidade entre alunos e professores – o que tem desafiado a tradição. Com a disseminação dos smartphones, escolas, governos e demais instituições se voltam para potencializar essa tecnologia na melhoria do ensino e da aprendizagem.

A Fundação Lemann, por exemplo, vai iniciar uma nova linha de atuação voltada para aplicativos móveis de educação gratuitos. " A sociedade como um todo já viveu essa revolução tecnológica e, infelizmente, nesse contexto, a escola ficou para trás”,  explica o diretor da fundação, Denis Mizne. “o caminho agora é proporcionar para alunos, professores e gestores escolares o que já é uma realidade fora da escola”.

A mais recente pesquisa TIC Kids Online, realizada pelo Comitê Gestor da Internet, mostrou que,  em 2014, pela primeira vez, o acesso à internet por celular no Brasil foi maior do que computadores: 82% acessam pelo celular, enquanto 56% usam o desktop.

Os resultados se referem a jovens de 9 a 17 anos de idade. AS redes sociais são o maior atrativo, mas 68% dos jovens usam a web para trabalhos escolares.

Fonte: O Estado de São Paulo 24/08/2015
www.educação.estadao.com.br