Aprenda a usar o Twitter da melhor forma possível



Entenda como você pode torná-la uma fonte de informação e interação 

As redes sociais podem tanto entreter como informar o usuário, dependendo da forma como forem utilizadas. Além de poder interagir com os amigos, é possível seguir as páginas de notícias pelas quais gostam de se atualizar, já que praticamente todos os veículos de comunicação utilizam o Twitter.

Entretanto, para ter um bom aproveitamento do Twitter, especificamente, é importante que o usuário faça tenha algumas considerações em mente. A seguir, confira como você pode aprimorar o uso dessa rede social:
 1 – Dê “unfollow” em algumas pessoas
Alguns indivíduos não compartilham conteúdos do seu interesse pessoal e, por isso, você deve excluí-los da sua timeline do Twitter, para deixar apenas aqueles usuários que realmente importam para você. Uma boa ideia é que você gaste um tempo para realizar uma limpeza nos seus contatos, além de ir excluindo as pessoas aos poucos, assim que vê-las na timeline. Dessa forma você economizará tempo.
 2 – Invista em compartilhar informações relevantes
Assim como você eventualmente fará uma limpeza nos seus contatos, eles podem fazer o mesmo e, caso você não publique conteúdos interessantes, corre o risco de perder seguidores. Pense sempre em compartilhar informações relevantes e evitar publicações sobre sua vida pessoal que não dizem respeito aos outros.
 3 – Não siga todos de volta
Por mais que alguém tenha começado a te seguir no Twitter, você não precisa retribuir a ação se não achar a pessoa interessante. Limite-se a seguir indivíduos que você tenha muita intimidade ou então que compartilhe bons conteúdos do seu interesse pessoal.
 4 – Pense bem no que escrever
Cada tweet, ou seja, publicações que você faz, pode ter no máximo 140 caracteres e, por isso, você precisa ser sucinto e claro para passar a mensagem que deseja. Use aplicativos para encurtar links que você possa compartilhar e não use as hashtags de modo exagerado.
 5 – Tenha bom senso
Use o Twitter moderadamente, ou seja, não poste o tempo inteiro. É mais interessante que você invista em tweets de qualidade no que na quantidade excessiva de publicações.

Professor: 3 dicas para utilizar o Twitter com suas turmas


Entenda como você pode tornar essa ferramenta uma aliada da educação

O Twitter é uma rede social que permite que os internautas se comuniquem por meio de textos curtos, de no máximo 140 caracteres. Sendo uma ferramenta muito utilizada por estudantes, ela pode ser uma ferramenta benéfica dentro da sala de aula, potencializando o aprendizado. Assim, entenda como você pode usar o Twitter com as suas turmas:
1 – Compartilhe conteúdos interessantes
Sempre que você ler um texto interessante e que pode ser importante para os estudantes, compartilhe. Os alunos poderão entrar em contato com os textos que você considera importantes, aumentando a bagagem cultural e o conhecimentos deles.
 2 – Seja didático
Por causa da quantidade de caracteres limitados por tweets, seja conciso e deixe claro para os estudantes qual a ideia que você deseja passar. Busque um grau simples de complexidade, para conseguir passar sua mensagem em um espaço curto.
 3 – Proponha reflexões
Aproveite o seu espaço no Twitter para propor discussões e fazer com que os alunos reflitam sobre determinados assuntos. Aproveite para fazer com que pensem nos temas da aula enquanto utilizam as redes sociais e, consequentemente, melhorem o uso da internet por eles.

Concurso de redação da ONU dará viagem para Nova York



As 60 melhores redações serão selecionadas para participar 
de um fórum internacional em Nova York.

Você praticou redação para o vestibular durante todo o ano passado inteiro e foi aprovado na universidade? Então, aproveite que está craque na produção de textos e se inscreva para o concurso cultural Muitas Línguas, um Mundo, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que selecionará 60 jovens universitários, maiores de 18 anos, para passar uma semana em Nova York, nos Estados Unidos.
Para participar, o interessado deve escrever um texto de até 2.000 palavras em um dos seis idiomas oficias da ONU: inglês, espanhol, árabe, russo, chinês ou francês. O tema desta edição é “O papel da habilidade multilíngue na cidadania global e no entendimento cultural”, e o texto, segundo os organizadores, deve refletir a realidade pessoal, acadêmica, cultural e nacional dos participantes.
 Serão selecionados 10 redações de cada um dos idiomas oficiais e, entre os dias 25 e 31 de julho, os60 jovens vencedores do concurso serão levados à cidade de Nova York, onde irão participar de atividades organizadas pela ONU, como o United Nations Academic Impact Global Forum. Durante o evento, os estudantes deverão criar e apresentar planos de ação relacionados à agenda de 2030 da entidade, com foco em desenvolvimento sustentável.
 As inscrições ficam abertas até o dia 31 de março, no site oficial do concurso. Para se candidatar, um representante da instituição de ensino superior na qual o aluno está matriculado deve preencher um formulário online e aguardar a chegada de um e-mail de confirmação e do link de participação destinado ao aluno. Por meio deste link, o participante poderá enviar seu texto e preencher informações adicionais no site do concurso.

Governo neozelandês dá bolsas de estudo para brasileiros


Serão ofertadas bolsas de pós-graduação nas áreas de agricultura e energias renováveis

O programa “New Zealand Development Scholarships”, uma iniciativa do governo da Nova Zelândia, está oferecendo bolsas de pós-graduação para estudantes da América Latina. As áreas contempladas pelo programa estão ligadas a agricultura e energia renovável.
As inscrições ficam abertas até o dia 30 de abril de 2016 e devem ser feitas pelo site oficial do governo da Nova Zelândia. Para participar, o interessado precisa ter no mínimo 18 anos de idade, ser cidadão de um dos países contemplados pelo programa ou ter vivido pelo menos 2 anos no local. Também serão priorizados estudantes com alto rendimento acadêmico.
 O início do curso está previsto, somente, para 2017 e pode ter duração de 6 meses para quem deseja receber o certificado de pós-graduação, 1 ano para diploma de pós-graduação e de 1 a 2 anos para os alunos de mestrado. Após o término do curso, o participante deve voltar ao Brasil e permanecer por, pelo menos, dois anos, para que possa aplicar os conhecimentos em seu País.
 Para conferir a lista completa das bolsas de agricultura, clique aqui. Para as de energias renováveis, clique aqui.

Japão oferece bolsas de estudo para professores brasileiros



Valor das bolsas chega a quase R$ 5.000 mensais. 
Também estão inclusas as passagens aéreas.

O Japão, um dos países que mais investe em educação no mundo, está oferecendo bolsas de estudo para professores, assistentes educacionais e diretores brasileiros interessados em realizar pesquisas sobre educação em universidades japonesas.
O objetivo principal do programa, que é uma iniciativa do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT) do país, é oferecer conhecimentos que possam ser aplicados nas escolas brasileiras. O curso tem duração de 1 ano e meio, com início previsto para outubro deste ano.
 Para participar, os candidatos devem fazer a inscrição pelo site oficial do programa de bolsas até o dia 4 de março de 2016. Em seguida, os aprovados serão submetidos a uma prova escrita e entrevista presencial, que acontecerão nos dias 8 e 9 do mesmo mês.
Entre os benefícios das bolsas de estudo está um auxílio mensal de 143.000 ienes, que equivale, aproximadamente, a R$ 4.940. Além disso, o aluno também estará isento de todas as taxas escolares e terá direito a passagens aéreas de ida e volta. Dependendo da região do país, o valor mensal pode ser acrescido de 2.000 a 3.000 ienes.
 Entre os pré-requisitos para concorrer a uma das vagas estão: ter pelo menos 5 anos de experiência na área, estar exercendo a função, possuir nível avançado de inglês e ter nascido após o dia 2 de abril de 1981. Também é desejável que o interessando tenha algum conhecimento na língua japonesa.
 Para conferir a lista de documentos necessários e mais informações sobre a bolsa de estudos,clique aqui.

Escola de design na Itália dá bolsas de estudo para mestrado


Concurso irá selecionar os melhores projetos e 
ganhadores das bolsas

Scuola Politecnica di Design, em Milão, na Itália, é especializada na formação em pós-graduação de profissionais da área de design e está com inscrições abertas para o concurso “Design Master Scholarships 2016”, que dará 5 bolsas de estudo para mestrado.
Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisa ter entre 21 e 44 anos, ter disponibilidade para morar na Itália durante o período de duração do curso e estar interessado em uma pós-graduação nas áreas de design industrial, design de interiores, design de automóveis e design digital para web.
 O tema do concurso é “Estudantes de Design tornam o Mundo Melhor”. Para participar, os interessados deverão enviar à instituição um projeto inspirado nesta temática. Os criadores dos melhores trabalhos irão ganhar a bolsa de estudos em Milão e ainda terão a chance de desenvolver o projeto durante o mestrado. A data limite para envio das ideias é dia 8 de abril de 2016.
 Para participar do concurso e consultar mais informações, acesse o site oficial.

Britsh Council dá bolsas para estudar teatro na Escócia


 Veja como participar

Já pensou em fazer um curso de teatro no exterior? O Britsh Council Scotland está oferecendo 4 bolsas de estudo para o programa Contemporary British and Irish Theatre and Performance, da Scottish Universities’ International Summer School (SUISS), que acontece entre os dias 8 e 20 de agosto de 2016, na Universidade de Edimburgo, na Escócia.
As bolsas são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação em teatro e artes performáticas da Argentina, Brasil, Índia e Paquistão, que devem se inscrever pelo site do programa até o dia 21 de março deste ano.
 Entre os benefícios oferecidos pelas bolsas do Britsh Council está a cobertura das despesas do curso, acomodação e refeição, além de um passeio cultural e o uso irrestrito da biblioteca da Universidade de Edimburgo. Custos com transporte, passagens áreas e gastos pessoais não estão contemplados nos benefícios.
 Para se candidatar, os interessados devem preencher, em inglês, o formulário de inscrição disponível no site. Também é obrigatório o envio de uma carta de apresentação, em que o participante explica por que merece a bolsa, e duas cartas de recomendação, todas redigidas, também, em língua inglesa.
 Ao preencher o formulário de inscrição, é de extrema importância informar, na página 4 do documento, que se trata de uma candidatura para a British Council Scotland Scholarship. Caso contrário, a solicitação da bolsa não será registrada. Todos os documentos solicitados devem ser enviados por correio ou pelo e-mail suiss@ed.ac.uk.

Para mais informações sobre a bolsa e consultar a lista completa de documentos solicitados,clique aqui.