Estudar no exterior

Universidades portuguesas oferecem bolsas de estudos a brasileiros



O número de brasileiros em universidades portuguesas aumentou. Um dos motivos é a aceitação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso em muitas universidades.

A facilidade do idioma, o custo de vida reduzido em comparação ao restante da Europa, o clima ameno e a possibilidade de conhecer outros lugares, são alguns dos atrativos que ganharam mais forma depois que diversas instituições de ensino conceituadas de Portugal passaram a aceitar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no processo seletivo.
Devido à alta procura, a Travelmate lança um departamento de assessoria na cidade de Porto para ajudar os clientes a se destacarem no complexo processo de candidatura às universidades.
A agência, que também auxilia na escolha do curso ideal, indica bolsas abertas para quem quer estudar em solo lusitano.
De acordo com a Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), o número de brasileiros realizando algum tipo de graduação em Portugal cresceu 31% nos últimos três anos. O custo integral dos cursos gira em torno de 3.000 a 3.500 euros por ano, mas muitas faculdades portuguesas oferecem as conhecidas propinas, termo usado pelos portugueses em referência às mensalidades das universidades.
Fundação Calouste Gulbenkian, Instituto Camões e Comissão Fullbright são alguns exemplos de organizações que oferecem bolsas e estão com as inscrições abertas. Ainda há a Fundação Cidade Lisboa, a Luso-Americana, Associação Duarte Tarré e Fundação Rotária Portuguesa.
Além das instituições, há programas como o Ibero-Americanas, do Santander Universidades, cujas inscrições estão abertas até setembro. A meta é distribuir 1.070 subsídios para graduação internacional com valor de 3 mil euros.
A fundação para ciência e tecnologia (FCT) permite a candidatura por meio de concursos públicos e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), junto ao consulado geral de Portugal, também oferece programas para formar licenciados, mestres e doutorandos.

http://travelmate.com.br/portugal/