Transforme seu perfil nas redes sociais e seja contratado







Sua presença nas redes sociais pode ser a diferença entre conseguir o emprego que deseja ou permanecer na fila de espera por uma vaga. Cada vez mais profissionais são colocados no mercado de trabalho por meio das mídias sociais, como Facebook e LinkedIn, e plataformas de recursos humanos online. Para conseguir se destacar, porém, é importante ter o perfil bem configurado e preenchido. 

Confira seis dicas para transformar seu perfil e ser contratado


1. ÁREA DE ATUAÇÃO

Antes de investir #tempo nas redes sociais, confira se as empresas e profissionais de sua área de atuação estão presentes nestas plataformas. Pessoas que trabalham com entretenimento, propaganda, #vendas, recrutamento e #comunicação, por exemplo, costumam marcar forte presença nas redes.


2. LINKEDIN

Mesmo com um #perfil no Facebook que se encaixe nas exigências dos recrutadores, é importante que você também crie um perfil no #LinkedIn, a rede social especializada no mundo profissional. Como seus #contatos profissionais são parte essencial da mudança para ser contratado, você não deve concentrar todos os esforços em apenas uma plataforma.

3. MUDE AS CONFIGURAÇÕES DE PRIVACIDADE

Seu perfil deve ser público e acessível para que qualquer recrutador possa identificá-lo. Entretanto, é importante manter seus dados dentro de certo limite de informação para não comprometer sua segurança.

4. INFORMAÇÕES SOBRE VOCÊ

Escreva ou altere as informações que coloca em seu perfil para que contenham os dados mais atualizados sobre sua formação acadêmica, experiência profissional e atividades extras, como trabalho voluntário ou participação em conferências, por exemplo. Esses dados devem descrevê-lo de tal forma que o recrutador possa ver sua personalidade profissional, enxergá-lo como pessoa e também como possível contratado. Atenção: revise o texto para que não contenha nenhum erro de ortografia ou concordância.

5. ASPECTOS DA PERSONALIDADE

Determinados aspectos de sua personalidade, como hobbies, devem ser apresentados em seu perfil, já que complementam as informações profissionais.

6. ATUALIZAÇÕES DE PERFIL

Suas atualizações de status devem ser escolhidas com cuidado e atenção. Você pode compartilhar conteúdos sobre negócios, parcerias, novos projetos e outros materiais relacionados à sua carreira e interesses profissionais.

Autor: Universia Brasil
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9 mentiras que os recrutadores contam

Crédito: Shutterstock.com
Os muitos detalhes que fazem de uma entrevista de emprego uma situação estressante também podem ser relacionados ao entrevistador. Confira nove mentiras que ele pode contar para você.

As entrevistas de emprego são situações estressantes. Antes mesmo de conversar com qualquer entrevistador você já passou pela ansiedade de chegar na empresa no horário combinado, mas não muito cedo, de escolher a roupa certa e não parecer desesperado, fazer pesquisas sobre a vaga e sobre a empresa. Enfim, são muitos os fatores que podem fazer com que uma entrevista de emprego seja estressante.
Onde os recrutadores entram nessa história? Bom, eles são, provavelmente, os responsáveis pela primeira impressão que você terá do emprego e da companhia. Por diversas razões obscuras, muitos costumam se aproveitar dessa situação para contar certas verdades convenientes que, na maioria dos casos, se revelam grandes mentiras.
A seguir, confira nove possíveis mentiras que os recrutadores podem contar durante a entrevista de emprego ou processo seletivo: 
1. "VOCÊ ESTÁ NA LIDERANÇA POR ESSA POSIÇÃO."
Isso pode ser verdade, mas é algo muito superficial para que você baseie as suas esperanças com segurança.

2. "PENSAMOS QUE SUA VIDA FORA DO TRABALHO É TÃO IMPORTANTE QUANTO ELE."
Esse tipo de frase faz com que os candidatos acreditem que jamais farão horas extras ou que irão trabalhar nos finais de semana. Infelizmente, poucos têm a sorte suficiente de experimentar apenas horas de trabalho convencionais.

3. "OFERECEMOS BENEFÍCIOS EXCELENTES."
A empresa pode até oferecer os excelentes benefícios, mas é importante que você converse com pessoas que trabalham ou já trabalharam ali para entender qual é o outro lado da moeda ou se esses benefícios são realmente tão bons, ou melhor, reais.

4. "ESTAMOS CONTRATANDO ALGUÉM PARA AJUDAR VOCÊ."
Esse pode ser um sinal bem claro de que há muito trabalho a ser feito por quem ocupar a vaga, possivelmente indicando uma sobrecarga de funções e tarefas.

5. "NOSSA EMPRESA NÃO POSSUI NENHUM DRAMA OU REGRAS."
Você imagina uma empresa que esteja em funcionamento e que não possui nenhum drama ou regra? Pode ser que a companhia em si não tenha o número de políticas para as quais você está acostumado, mas a utopia de uma empresa sem dramas não é possível no mundo real.

6. "AINDA NÃO TEMOS CERTEZA DO SALÁRIO."
salário já deve estar determinado se eles estão em busca de um profissional para preencher a vaga. A insegurança transmitida por essa frase, especialmente durante a entrevista, deve ser considerada quando você for tomar sua decisão sobre aceitar ou não a proposta de emprego.

7. "OFERECEMOS MUITO TREINAMENTO E PREPARO ANTES QUE VOCÊ COMECE O TRABALHO."
Desconfie desse tipo de sentença e procure saber como realmente funciona esse treinamento para que você não acabe em uma posição que não deseja para sua trajetória profissional.

8. "FAREMOS UMA DECISÃO RÁPIDA."
Mesmo nas melhores hipóteses, o tempo entre a entrevista de emprego e o início de trabalho é de algumas semanas. As burocracias no departamento de recursos humanos e outras etapas do processo não garantem que você comece o trabalho imediatamente.

9. "SE ISSO NÃO FUNCIONAR, IREMOS MANTER VOCÊ EM MENTE PARA OUTRAS OPORTUNIDADES."
A verdade é que na maioria dos casos isso jamais ocorre. Mesmo que eles realmente tenham alguma vaga posterior que se encaixe em seu perfil, pode não ser o que você deseja para a carreira. Não espere esse tipo de retorno das empresas e corra atrás das suas próprias oportunidades.

Autor: Universia Brasil
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5 coisas que os recrutadores observam em seu perfil no Facebook

Crédito: Shutterstock.com

Muitos recrutadores utilizam os perfis nas redes sociais como critério de avaliação dos candidatos. Confira o que você precisa saber para passar nesse teste e ser contratado

Cada vez mais recrutadores utilizam as redes sociais como critério de avaliação de candidatos. É solicitado o perfil em sites como Twitter e Facebook para que empregadores possam ter uma visão mais concreta do profissional e como ele se comporta fora da entrevista de emprego. Para ajudar você a passar a imagem certa para os recrutadores em seu perfil separamos cinco dicas práticas; confira.
Confira a seguir as 5 coisas que os recrutadores observam em seu perfil no Facebook:
1. APARÊNCIA PROFISSIONAL
Muito daquilo que os recrutadores irão avaliar está associado com as imagens que você coloca online. Procure colocar fotos de bom gosto tanto em seu perfil, quanto em álbuns e capa. Use as configurações de privacidade e lista de amigos para que fotos pessoais não sejam encontradas pelos recrutadores.

2. ADAPTAÇÃO A CULTURA DO TRABALHO
Se o recrutador está em uma empresa que possui uma cultura de trabalho conhecida, procure adicionar esse tipo de características em seu perfil. Os empregadores procuram por alguém que irá se adaptar bem ao escritório e ao tipo de profissional que trabalha nele.

3. BOA PERSONALIDADE
Não demonstre um único aspecto de sua personalidade em seu perfil, de maneira limitada. Procure evidenciar aspectos diferentes sobre você, sobre hobbies, capacidades e outros indicativos que podem agradar os recrutadores.

4. QUALIFICAÇÕES PROFISSIONAIS
Não se esqueça de incluir suas qualificações e experiências profissionais em seu perfil para comprovar aquilo que está no currículo.

5. INFORMAÇÕES NEGATIVAS
É mais fácil encontrar algo negativo do que alguma coisa que se destaque positivamente aos olhos dos recrutadores. Por isso procure limpar seu perfil de quaisquer aspectos ruins que podem prejudicá-lo durante o processo de seleção.

Autor: Universia Brasil

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6 coisas que recrutadores procuram nas redes sociais dos candidatos

6 coisas que os recrutadores não querem em você


Se você é do tipo que compartilha qualquer coisa em seus perfis nas redes sociais, melhor pensar duas vezes. Os recrutadores estão sempre de olho nessas páginas. Veja o que eles levam em conta


Que as suas redes sociais podem garantir empregos e contatos profissionais você já deve estar cansado de saber. Contudo, nem todos os candidatos a emprego estão familiarizados com o fato de que cada vez mais recrutadores realizam buscas nesse tipo de perfil. Se você está preocupado com os seus perfis em redes sociais e quer melhorar seu conteúdo para garantir uma contratação, conheça 6 pontos nos quais os recrutadores prestam atenção.

1. PERSONALIDADE
Ler perfis em redes sociais dá aos recrutadores uma ideia da personalidade do candidato. Esse tipo de recurso é utilizado para saber se a maneira como você se comporta cabe na cultura da organização.


 2. IMAGEM PROFISSIONAL
A maneira como você se apresenta em seus perfis é como o mundo vê você. Nesse caso, os recrutadores procuram por indícios de profissionalismo, sinais de que você sabe se portar em ambiente corporativo. Portanto, esteja atento ao que você publica e comenta nas redes sociais.


3. QUALIDADES PROFISSIONAIS
Talvez você nunca tenha pensado nas suas redes sociais dessa maneira, mas elas podem ser muito úteis para mostrar aos recrutadores as suas habilidades e qualificações profissionais. Esse tipo de informação pode ser adicionado sutilmente e mostra que você está interessado em se manter atualizado.

4. IDENTIFICAÇÃO COM A VAGA

Um candidato que tem em seu perfil uma ampla gama de interesses pode ser melhor para determinado cargo do que outros que são reservados quanto àquilo que os interessa. Parece estranho, mas um recrutador sabe onde procurar e vai verificar todos os detalhes para garantir que você seja a opção certa. Invista em preencher seus interesses nas redes sociais. Esteja atento, contudo, a conteúdos que possam ser considerados ofensivos.

5. HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO

Não importa qual seja a sua área de formação, é sempre necessário saber se comunicar. Suas redes sociais podem deixar claro para um recrutador se você tem ou não essa habilidade. Se a sua presença nas redes sociais é forte, você tem mais chances de ser visto como um bom comunicador.

6. REFERÊNCIAS

Especialmente em redes sociais profissionais, como é o caso do LinkedIn, os recrutadores esperam ver o que outros profissionais têm a dizer de você. Invista em conseguir recomendações de antigos empregadores e nunca deixe de estabelecer novas conexões.



  • Autor: Universia Brasil
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