Estudos atuais mostram que as crianças começam a usar
smartphones a partir de 6 meses de idade e certamente os professores que atuam
hoje são de um tempo analógico, ou começaram a utilizar as tecnologias móveis
muito após a média atual. Em se tratando de Facebook ou do Whatsapp ou a
introdução em seu cotidiano certamente foi muito mais recente e pode-se até
citar a não utilização por muitos de algumas outras redes sociais com Twitter, Pinterest , etc.
Se você for analógico, até pode fazer uso da internet e de
redes sociais, mas os nativos digitais, além de terem nascido em momento do
início da expansão tecnológica, navegam 24 horas por dia pela internet, teclam
muito mais do que falam ao celular, são excelentes buscadores de múltiplas
informações por tecnologias móveis, frequentam as mais diferentes redes
sociais, fazem uso do e-commerce sem receito algum e assistem a muitos vídeos,
incluindo conferências e cursos online.
São alunos que impactam a forma de aprender, pelos seus
novos comportamentos que são carregados de atributos interativos, pensamentos
não linear, pela realização de várias tarefa simultaneamente, por trabalhar em grupo e resistência a
padronização. São alunos que anseiam pelo
imediatismo e por novos modelos de aprendizagem.
Neste contexto é que damos conta do imenso valor do
professor, que deve ser receptivo às novas tecnologias e fazer uso das mesmas
de maneira qualitativa e produtiva para a aprendizagem. O papel do docente está
mudando e neste momento ele deixa de ser
um agente centralizador e único transmissor de conhecimento e passa a ser um
mediador de conhecimento e facilitador da aprendizagem; criando intimidade e
domínio com as redes sociais e fazendo uso dessas tecnologias diariamente na
sua vida de educador.
O professor pode incluir como recursos didáticos, o Twiter, com chamadas para que seu aluno acesse
seu blog para realizar uma atividade ou ler um texto, o Pinterest ou Istagram, para postar
uma foto que poderá estimular um trabalho, um e-commerce virtual de aprendizagem
para estimular a realização de exercícios matemáticos, o Facebbok em geografia, o Moodle como atividades diversas e etc., tornando-as em meios de
aprendizagem dirigida.
O professor do novo século, deve apoiar
a aprendizagem nos recursos digitais; pois apesar de nascer na época analógica
e de ter aprendido sob a forma
analógica, reconhece que a tecnologia
tem profunda influência nesta nova geração digital.
Leia também: O uso de aplicativos para celulares ganha força na escola
http://aconsultoriaescolar.blogspot.com.br/2015/08/uso-de-aplicativos-para-celular-ganha.html
Texto baseado na entrevistas com Martha Gabriel – www.educao-a-distancia.com
#smartphones
#celular
#twiter
#blog
#istagram
#pinterest
#facebook
#moodle
#digital
#alunos
#professores
#escola