Após suspensão de reorganização escolar, secretário deixa cargo em SP

Imagem para o resultado de notícias



O secretário da Educação do Estado de São Paulo, Herman Voorwald, pediu para deixar o cargo na tarde desta sexta-feira (4) após o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciar a suspensão da reorganização escolar na rede estadual de ensino.
A carta com o pedido de demissão foi entregue ao governador, que aceitou a decisão de Voorwald. Alckmin deve anunciar o nome do novo secretário no início da próxima semana.
O projeto de reorganização das escolas era uma aposta da pasta, mas esbarrou em uma grande resistência por parte de alunos, pais e professores – que culminou na ocupação de cerca de 200 escolas e protestos na ruas com repressão policial.
O governador também afirmou que irá publicar no DOE a suspensão da reorganização escolar .

Fonte: SPTV

Juiz suspende reestruturação escolar de Alckmin em cidade da Grande SP


Resultado de imagem para governo alckmin

O juiz Iberê de Castro Dias, da Vara da Infância Protetiva e Civil de Guarulhos, concedeu liminar que suspende a chamada reestruturação escolar na cidade. Ele atendeu a um pedido do Ministério Público de São Paulo.

Os promotores alegavam que o governo de Geraldo Alckmin não estabeleceu diálogo antes de tomar medidas tão drásticas, que prevê inclusive o fechamento de estabelecimentos escolares.

O magistrado considerou que está caracterizado uma infração à Constituição Federal, que prevê a gestão democrática do ensino público.

Outras infrações constitucionais e legais foram apontadas, como o fato de Alckmin não ter observado a prioridade absoluta da infância e da juventude na distribuição de recursos públicos. Ou seja, a área da educação que atinge essa faixa não pode sofrer cortes antes de todas as outras.

Também foram elencados, na decisão, a inconveniência de se separa irmãos e de impedir que crianças convivam com pessoas de outras faixas etárias.

fonte: Uol

Com pagamento atrasado, escolas devem suspender aulas do Pronatec

Cursos profissionalizantes do Pronatec



Estudantes de cursos financiados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) devem ter as aulas suspensas nesta sexta-feira (4). Desde julho, as escolas particulares de ensino não recebem os recursos do programa e, sem o dinheiro, afirmam que terão que interromper o semestre letivo, que deveria ser encerrado em 21 de dezembro. Se as aulas forem suspensas, mais de 400 000 estudantes devem ser prejudicados.
"Pouco a pouco, o setor particular de ensino está abandonando o programa. Com os recursos incertos desde janeiro, algumas escolas já encerraram os cursos ou modificaram o calendário e a tendência é que as instituições que contrataram professores, compraram equipamentos, montaram laboratórios e estão sem receber deixem de oferecer as aulas", afirmou Amábile Pacios, diretora da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), ao site de VEJA.
De acordo com a diretora, desde o início do ano, os repasses são feitos de forma descontínua mas, desde julho, os depósitos deixaram de ser feitos. "Devemos esperar até que o Pronatec se estabilize para voltar a oferecer as aulas. Se recebermos os valores, temos como terminar o semestre, mas, se isso não for feito, não há como manter os cursos", diz Amábile.
A suspensão das aulas pode afetar alunos matriculados em 987 unidades de ensino particular do país, um número que equivale a 6% do total de alunos do programa.
O Ministério da Educação (MEC) não informou o valor dos pagamentos atrasados e, em nota, afirmou que neste ano, foram liberados 2,316 bilhões de reais para o Pronatec. De acordo com o ministério, os repasses programados dependem da liberação do Congresso Nacional e "a previsão é de que novas liberações ocorram em dezembro."
Revés - Em junho, o Pronatec já havia sofrido com cortes de 60% das vagas para este ano, devido à redução de 9,4 bilhões de reais no orçamento do Ministério da Educação.
Ao lançar a segunda etapa do Pronatec, em junho do ano passado, Dilma afirmou que teria como meta oferecer 12 milhões de vagas até 2018. O número, superior às 8 milhões de matrículas da primeira fase do programa, tinha a meta de ampliar o acesso a cursos técnicos e profissionalizantes.
Contudo, de acordo com os dados do Ministério do Planejamento, a meta atual é ofertar 5 milhões de vagas entre 2016 e 2019. Em 2014 foram disponibilizadas 2,5 milhões de vagas e, neste ano, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), serão ofertadas mais 1,3 milhão. Assim, até 2019, o volume total de vagas não deve ultrapassar os 6,3 milhões.
O número de 1,3 milhão de vagas oferecidas em 2015 é o menor desde o lançamento do Pronatec que, em 2011, teve 770 000 matrículas. A redução de 60% das vagas reflete o impacto do corte de 69,9 bilhões de reais no Orçamento de 2015. Na pasta da Educação, a redução foi de 9,4 bilhões de reais no orçamento.
fonte: Veja

MP e Defensoria Pública pedem suspensão de reorganização escolar em SP




O MP (Ministério Público) e a Defensoria Pública de São Paulo protocolaram nesta quinta-feira (3) ação pedindo a suspensão da reorganização da rede estadual de ensino, garantindo que todos os alunos continuem em 2016 matriculados e frequentando suas escolas atuais.
De acordo com declarações do promotor João Paulo Faustinoni, que foram publicadas no Twitter do MP, o pedido foi necessário pois não houve abertura para o diálogo.
— Nós procuramos dialogar para que o Estado iniciasse um debate sério com as comunidades escolares. Depois de procurar esgotar todas as vias negociais e tentando retomar o espaço democrático, não houve outra forma que não as vias judiciais.
Os órgãos pendem também que seja “mantido o fluxo educacional tal como se daria sem a implementação da reorganização anunciada”. Além disso, solicitam que não seja fechada qualquer escola no estado de São Paulo e que as unidades continuem recebendo novas matrículas.
O MP e a Defensoria criticam a forma como a reorganização foi proposta, "sem consulta à comunidade escolar", e acreditam que a pesquisa apresentada pela Secretaria da Educação não comprovou que haverá melhoria na qualidade de ensino, principal argumento para a realização das mudanças.
Com a suspensão, os órgãos pedem "uma agenda oficial de debate para a melhoria da qualidade da educação em SP com a participação de toda sociedade".
Audiência pública
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, determinou na manhã desta quinta-feira que o secretário da Casa Civil, Edson Aparecido, assuma as negociações sobre o processo de reorganização escolar. De acordo com nota divulgada pelo governo do Estado, a primeira medida anunciada foi a discussão do processo de reorganização por meio de audiência pública, prevista para a próxima semana, no Memorial da América Latina. Segundo o secretário Edson Aparecido, cada escola deve escolher um representante para participar do encontro. Pais e alunos também serão convidados ao debate.
O governo declarou também que espera que o "Ministério Público e a Defensoria participem junto com dirigentes de ensino, alunos e pais da audiência pública proposta. Estas duas entidades, certamente, podem contribuir na discussão da reorganização. A busca pelo diálogo e pela melhoria na qualidade do ensino público é o que deve nos unificar
FONTE: R7

10 gestos e posturas para fazer e 10 para evitar em entrevistas de emprego


Causar uma boa impressão durante uma entrevista de emprego é fundamental para conseguir a vaga
Para isso, além de boas competências e experiências profissionais, muitos recrutadores também ficam de olho nos gestos e expressões dos candidatos.
"Muitos entendem de linguagem corporal e conseguem identificar quando algo não é verdadeiro", diz o especialista em linguagem corporal Paulo Sergio de Camargo, autor de "Linguagem Corporal: Técnicas para Aprimorar Relacionamentos Pessoais e Profissionais" (Summus Editorial).

Para o especialista Giovanni Mileo, o ideal é que todos os gestos e posturas durante uma entrevista de emprego passem a ideia de competência, humildade e igualdade, independentemente de quem irá entrevistá-lo.

Veja, a seguir, quais gestos e posturas fazer e quais evitar em uma entrevista de emprego.

O que fazer

Antes da entrevista
Marcos Inoue/Arte UOL
Realizar três posturas por cerca de dois minutos antes da entrevista pode fazer com que você se sinta mais confiante e se saia melhor na disputa pela vaga. A de Super-Homem (as pernas devem estar um pouco abertas e as mãos na cintura), a de general (as pernas devem estar um pouco abertas e as mãos cruzadas atrás do tronco) e a posição na qual a pessoa, sentada, cruza a perna com o tornozelo sobre o joelho e se inclina no encosto, com as mãos atrás da cabeça.

Mãos firmes
Marcos Inoue/Arte UOL
A primeira impressão do entrevistador acontece no momento em que ele bate os olhos no candidato na sala de espera. Diante de uma situação estressante como essa, é normal que as mãos revelem a insegurança. Por isso, a melhor solução é esperar lendo um livro –de preferência, um que tenha a ver com a cultura da empresa para a qual você está se candidatando.

Aperto de mão
Marcos Inoue/Arte UOL
Se você for entrevistado por um gerente ou diretor, é melhor esperar que ele seja o primeiro a estender a mão. O aperto deve ser firme, sem chacoalhar as mãos, e ser breve. É importante que as palmas das mãos se encaixem. Ao não se permitir esse toque, passa-se a ideia de estar escondendo algo. Nesse momento, também é preciso olhar nos olhos, o que mostra que o outro é importante para você. Outro gesto recomendado é tocar o cotovelo do recrutador com a mão esquerda, como se desse um "tapinha carinhoso". Após o aperto de mão, desvie o olhar para o lado. Se olhar para baixo, passará a ideia de submissão e, se olhar para cima, a de autoridade e arrogância.

Escolha o assento à esquerda
Marcos Inoue/Arte UOL
Se a entrevista acontecer em uma sala de reunião, escolha o assento logo à esquerda do entrevistador. Isso faz com que o recrutador preste mais atenção no que você diz e nas suas expressões faciais. Se não for possível, vire um pouco o rosto para a esquerda durante a conversa.

"Semisorriso"
Marcos Inoue/Arte UOL
Essa expressão é capaz de ganhar a empatia do entrevistador de cara e atenuar a preocupação e tensão do próprio entrevistado, mas é preciso sutileza. Nada de dar um sorriso muito largo. Dica: imagine que você está sorrindo e, imediatamente, você fará essa expressão.

Braços contidos
Marcos Inoue/Arte UOL
Movimentos lentos mostram segurança e autoconfiança. Também é importante que os cotovelos fiquem sempre afastados um do outro.

Palmas das mãos à mostra
Marcos Inoue/Arte UOL
Mostrar as palmas das mãos durante uma conversa demonstra sinceridade. O melhor gesto é o que dá a impressão de que você está segurando uma bola de basquete, com as palmas das mãos para cima e os dedões um pouco abertos. Isso mostra vontade, vitalidade e energia. Outra sugestão é colocar as duas mãos unidas em cima da mesa, com as palmas das mãos voltadas para o entrevistador.

Coluna ereta
Marcos Inoue/Arte UOL
Manter uma postura ereta durante a entrevista é essencial para transmitir confiança e segurança. Para conseguir essa posição, não se encoste muito na cadeira, pois assim é possível manter a coluna ereta e mostrar tranquilidade. Além disso, o eixo do corpo deve estar voltado para o entrevistador, pois isso mostra que você se interessa pelo que ele tem a dizer.

Queixo paralelo ao chão
Marcos Inoue/Arte UOL
O ideal é que o queixo fique em uma linha horizontal em relação ao solo. Nem voltado para cima, pois isso mostra arrogância, nem para baixo, pois denota desânimo. Dessa forma, você mostra segurança e passa a ideia de que a conversa acontecerá de igual para igual.

Concorde com a cabeça
Marcos Inoue/Arte UOL
Balançar a cabeça assertivamente enquanto o entrevistador fala também é importante. O gesto mostra que você entende e concorda com o que o recrutador diz.

O que evitar

Não cruze os braços
Marcos Inoue/Arte UOL
A postura mostra insegurança e medo, passando a ideia de que existe uma tentativa de defesa. Segundo os especialistas em linguagem corporal, qualquer tipo de barreira entre o entrevistado e o entrevistador deve ser evitada durante a conversa.

Não mexa muito as mãos
Marcos Inoue/Arte UOL
Falar com as mãos e balançar muito os braços passa uma impressão de irritabilidade e ansiedade. Ainda pior é usar as mãos para fazer sinais que ilustram aquilo que se está falando. Durante a entrevista, movimentos como mexer em lápis, em cadernos, na bolsa ou mesmo nas unhas deixam transparecer nervosismo e insegurança.

Não aponte o dedo
Marcos Inoue/Arte UOL
O gesto é considerado falta de educação em quase todas as culturas. Passa ideia de que você está acusando a outra pessoa. Mesmo sem intenção, é algo negativo.

Não coloque a bolsa no colo
Marcos Inoue/Arte UOL
Deixar a bolsa no colo pode parecer insegurança. Também deve-se evitar colocar o acessório em cima da mesa, pois pode deixar o entrevistado incomodado com o fato de você invadir o espaço dele. Deixe-a, preferencialmente, na cadeira, ao seu lado.

Não cruze as pernas
Marcos Inoue/Arte UOL
Essa postura significa que o candidato não está à vontade e quer se proteger de alguma forma. O movimento também pode dar ideia de sensualidade e sexualidade, o que sempre deve ser evitado em uma entrevista.

Não entrelace as pernas na cadeira
Marcos Inoue/Arte UOL
O movimento indica nervosismo extremo, por isso deve ser evitado.

Não aponte os pés para a porta
Marcos Inoue/Arte UOL
A posição dos pés revela onde está seu real interesse. Por isso, se eles apontarem para a porta, é sinal de que você está desconfortável, desinteressado e quer sair o mais rápido possível do local da entrevista.

Não volte os pés para dentro
Marcos Inoue/Arte
Essa postura –pés voltados para dentro, com uma ponta em direção à outra-- revela fragilidade e carência. O mais indicado é que eles sempre "incluam" a pessoa com quem conversamos, ficando ligeiramente abertos em direção ao entrevistador. 

Não esconda a cabeça entre os ombros
Marcos Inoue/Arte UOL
Essa posição na qual os ombros ficam tão tensionados que sobem a ponto de quase esconder a cabeça indica medo, ansiedade e é uma tentativa de defesa. O ideal é manter os ombros relaxados, alinhados e em uma posição baixa.

Não fixe o olhar nos olhos do entrevistador
Marcos Inoue/Arte UOL
Quando o entrevistador fizer uma pergunta, olhe-o sempre nos olhos, mas não fixe o olhar por muito tempo, ou irá causar desconforto e perturbá-lo. O melhor é "varrer" o rosto dele com o olhar, olhando para a testa, para o nariz, para os olhos e focar, às vezes, em uma área um ponto acima do nariz. Outra possibilidade é, quando ele falar, escutá-lo e observá-lo de frente. Ao falar, desvie um pouco o olhar para os lados ou para observar um papel. 



Fontes consultadas: psicólogo e mestre em cognição e linguagem João Oliveira, autor de "Saiba Quem Está à Sua Frente" (Ed. Wak); especialista em linguagem corporal Paulo Sergio de Camargo, autor de "Linguagem Corporal: Técnicas para Aprimorar Relacionamentos Pessoais e Profissionais" (Ed. Summus), e Giovanni Mileo, autor de "O Livro Mais Incrível de Automotivação e Linguagem Corporal" (Clube de Autores).

Aprenda com as críticas e saiba como ser um profissional melhor

Após o choque inicial que as críticas causam, você pode criar estratégias que façam com que seu desempenho profissional melhore (FOTO: Shutterstock)

Alguns profissionais encaram feedbacks negativos como algo extremamente ruim e, por isso, têm dificuldades em aceitá-los. No entanto, a partir do momento que o chefe se dispõe a conversar sobre o desempenho profissional, significa que ele acredita no potencial de mudança do funcionário.

Confira 3 motivos para você valorizar as críticas que receberá no ambiente de trabalho:
1 – Aprimoramento pessoal
Ao receber uma crítica negativa a respeito do seu desempenho, escute atentamente tudo o que o outro tem a dizer. É importante que você identifique suas falhas e aprenda com elas. Tente não levar os comentários para o lado pessoal, porque isso pode afetar o seu desempenho profissional e, consequentemente, fazer com que você receba cada vez mais críticas. Nesses casos, a situação pode até se tornar insustentável, fazendo com que você seja demitido ou queira sair do emprego.
2 – Servem como estímulo
Ao entender a dimensão do que você está fazendo de errado, é comum que você tenha vontade de melhorar. Os feedbacks negativos podem ter a grande função de fazer com que o profissional sinta-se motivado a progredir sempre, querendo impressionar. Essa vontade pode fazer com que ele se destaque na companhia, seja por uma atividade que executou corretamente ou pelo próprio desejo de superação pessoal.
3 – Incentivam a criação de estratégias
Após o choque inicial que as críticas causam, você pode criar estratégias que façam com que seu desempenho profissional melhore. Separe um tempo do seu dia para analisar todos os erros apontados pelo gestor e, a partir disso, busque soluções criativas para todos eles. Ao demonstrar que, além de executar um bom trabalho, você está preocupado em resolver os problemas, talvez seja possível ganhar pontos dentro da empresa e conseguir cargos de maior importância.
Com informações do Universia Brasil

4 características de verdadeiros empreendedores




Conheça quais são elas e aplique-as na sua rotina profissional


Tornar-se um empreendedor de sucesso é um desejo de muitos profissionais do mercado de trabalho hoje em dia. A fim de buscar esse sonho, investem em determinadas características pessoais que farão com que se destaquem. A seguir, conheça 4 delas e passe a adquiri-las no dia a dia:
1 - Seja apaixonado pela profissão
Os empreendedores têm posições de destaque, porque são apaixonados pela profissão que exercem. Por causa desse sentimento, buscam sempre dar o melhor deles mesmos, não aceitando menos do que a perfeição para as tarefas que realizam. A paixão é o principal motivo que os movem, fazendo com que se destaquem consideravelmente dentro do mercado.
 2 - Não seguem padrões
Uma característica forte dos empreendedores é que eles não seguem modelos predefinidos. Por mais que tenham personalidades em que se inspiram, encontram formas e criam estratégias para trilharem o próprio caminho profissional sem depender de outra pessoa. O maior foco dessas pessoas é buscar o sucesso e não ficar presas a padrões e ações esperadas por todos.
 3 - Não se abalam facilmente
Tornar-se um empreendedor reconhecido é uma jornada árdua para qualquer profissional, já que é preciso enfrentar muitas barreiras. Normalmente, esses profissionais dedicam boa parte do tempo buscando soluções para os problemas e, consequentemente, criam estratégias para alcançarem o que almejam mais facilmente.
 4 - São convictos de suas ideias
Esses profissionais defendem suas ideias a todo o custo e falam sobre elas sempre focando no fato de que elas se tornarão realidade. À medida que eles discorrem sobre o assunto, fica claro o quanto se dedicam para conseguirem o que almejam e, principalmente, como são determinados.
 Fonte: Universia Brasil

6 dicas para arrasar ao falar em público



Veja como deixar o medo de lado e ter um bom desempenho em apresentações

Ao longo da carreira, alguns funcionários acabam alcançando posições de destaque e, por isso, precisam enfrentar novos desafios, como falar em público. Entretanto, a comunicação pode gerar inseguranças, já que muitas pessoas têm receio de se apresentarem. Quando você atingir essa fase profissional, saiba como agir para ter um bom desempenho com as 6 dicas a seguir:
1 – Aja naturalmente
Durante discursos em público, é fundamental que você demonstre que está se sentindo confortável com a posição que ocupa. Tente falar como se você estivesse conversando com um amigo, para que alcance o maior grau de naturalidade possível.
 2 – Treine
Quando você for falar em público, pratique muito para saber a melhorar de falar e ter domínio completo do conteúdo. Uma boa ideia é praticar em frente ao espelho ou pedir para que um colega o assista falando, para que depois possa dar um feedback sobre o seu desempenho.
 3 – Escute música antes da apresentação
A música tem um grande poder de fazer com que as pessoas relaxem e se sintam melhores. Por isso, separe os minutos que antecedem o seu discurso para que você consiga deixar a mente livre e, consequentemente, sentir-se mais preparado para a apresentação.
 4 – Escolha bem a roupa que irá usar
Além de manter uma postura profissional, já que irá falar em público, é essencial se sentir confortável. Como a própria situação já pode gerar desconforto, você não deve deixar que sua vestimenta se torne um problema. Escolha aquela peça de roupa que você sabe que passará uma boa imagem para as pessoas, mas ao mesmo tempo aumentará sua autoconfiança.
 5 – Prepare-se para os erros
Não se desespere caso você comete algum erro durante seu discurso. Por conta do nervosismo, esse tipo de situação pode acontecer. Por isso, antes de começar, é importante que você se conscientize de que está sujeito a falhas e encontre estratégias para lidar com elas da melhor maneira possível. Jamais culpe a si mesmo, use-os como aprendizado e como uma forma de crescimento pessoal.
 6 – Foque no conteúdo
Quando você estiver falando em público, foque sua atenção apenas no conteúdo que está expondo e não na audiência. Dessa forma, você conseguirá manter a calma e, consequentemente, ser mais claro e direto nas suas afirmações. Além disso, a confiança que você irá passar fará com que as pessoas levem como verdade tudo o que está dizendo.

Britannica Escola realiza treinamentos grátis para professores da educação básica em dezembro



As inscrições são gratuitas e os professores podem escolher o horário mais conveniente para participar do treinamento


A equipe pedagógica do portal Britannica Escola realizará mais cinco treinamentos online voltados a professores da educação básica no mês de dezembro. Mensalmente são realizados encontros em diferentes horários onde a equipe explica aos docentes como utilizar as ferramentas digitais da Britannica em sala de aula e também nas atividades complementares.
As inscrições são gratuitas e os professores podem escolher o horário mais conveniente para participar do treinamento. Cada sessão apresenta conteúdos por cerca de 60 minutos. Confira no quadro abaixo as próximas capacitações e os links para inscrição:
DATAHORATEMALINK PARA INSCRIÇÃO
7 de dezembro14h às 15hBritannica Academic Editionhttps://attendee.gotowebinar.com/register/541314134263415809
7 de dezembro16h às 17hBritannica Escolahttps://attendee.gotowebinar.com/register/8280916120155424001
8 de dezembro16h às 17hBritannica Academic Editionhttps://attendee.gotowebinar.com/register/5554932125782362881
14 de dezembro14h às 15hBritannica Academic Editionhttps://attendee.gotowebinar.com/register/6906740990202872833
15 de dezembro16h às 17hBritannica Escolahttps://attendee.gotowebinar.com/register/1165361749817083649

Britannica Escola
O portal Britannica Escola é uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) com a Encyclopædia Britannica uma das mais conhecidas e conceituadas editoras do mundo.
Acessando a interface da Britannica Escola, alunos e professores poderão utilizar, durante o processo de aprendizado, ferramentas de ensino e recursos multimídia disponíveis no portal, como artigos de enciclopédia, imagens e vídeos, atlas do mundo, biografias, notícias diárias voltadas para as crianças, recursos interativos de geografia, jogos interativos, entre outros. O portal é todo em português e gratuito.