4 métodos para ensinar crianças



Ensinar crianças pode ser um desafio para muitos. Afinal, elas costumam ser bastante sinceras e merecem uma atenção especial, principalmente por estarem em uma fase de desenvolvimento e construção da própria personalidade. Por se tratar de um momento da vida muito importante, cabe ao professor ser cuidadoso e atencioso, orientando os jovens estudantes da melhor forma possível, dentro e fora da sala de aula. 
1 - Compreenda os alunos individualmente
Procure enxergar e diferenciar o perfil dos seus alunos, identificando as particularidades e dificuldades de cada um deles. Observe quais são os pontos fortes e as habilidades deles e estimule-as, desenvolvendo o máximo do potencial em sala de aula. É muito importante entender que cada criança possui sua própria característica, e, portanto, reagirá de uma forma diferente durante as aulas.
 2 - Dê espaço para as crianças
Durante as aulas, é importante deixar que as crianças manifestem livremente os seus sentimentos e a sua criatividade. Os alunos nunca devem se sentir reprimidos pelo professor. Impor limites é necessário, mas exagerar pode ser prejudicial ao desenvolvimento da turma. Além disso, ser visto como uma pessoa sisuda pelas crianças não é algo positivo, porque você pode despertar o medo, dificultando a aprendizagem. 
 3 - Não retome atitudes erradas
Caso um aluno tenha uma atitude errada durante a aula, é importante mostrá-lo por que essa atitude foi incorreta, indicando a ele o caminho certo. Após ensinar o estudante, não retome o erro dele em outros contextos. Isso pode soar como ameaçador para a criança, além de não ser uma atitude construtiva para o aprendizado.
 4 - Mostre a importância da interação com os colegas
Desenvolver atividades em grupo é muito importante para aprimorar o potencial das crianças e prepará-las para o futuro. Por isso, é interessante mostrar aos alunos a importância de saberem conviver bem com os colegas e lidar com as diferenças, fazendo com que eles respeitem a opinião e o jeito de cada um.


Nenhum comentário:

Postar um comentário