Fórmula para melhorar sua interpretação de textos


Confira o passo a passo para compreender mais as suas leituras

Um desafio enfrentado por muitos alunos na hora de estudar costuma ser a interpretação de textos. Alguns estudantes costumam ter dificuldade em assimilar uma matéria pelo de não entenderem o que estão lendo. Isso, inclusive, pode se tornar um problema até mesmo durante a prova. Muitos exames e vestibulares cobram do candidato uma capacidade de compreensão textual, sendo esta decisiva para que ele tenha um bom resultado.
Sabendo disso, a seguir separamos 5 dicas para treinar a interpretação de texto e tornar sua leitura mais eficiente. Confira abaixo:

1 - Faça uma checagem geral do texto
É interessante, antes de começar a leitura, fazer uma leitura rápida e geral, para ter uma noção básica sobre do que se trata o texto e verificando o tamanho dele. Assim, você já pode pensar em quais partes vai focar mais sua atenção, para otimizar seu tempo.

2 - Reflita sobre o tema da leitura
Assim que der uma olhada geral no texto e identificar o tema abordado, é importante pensar no que você sabe sobre ele. Já ouviu falar antes sobre o assunto abordado? Em qual fonte você já leu sobre isso? O que o título do texto sugere? São algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo antes de começar a ler.

3 - Divida a leitura
Quando se trata de textos e livros muito longos, dividir a leitura em partes pode ser uma boa estratégia para assimilar melhor. Dar uma pausa pode ser fundamental, pois você descansará a mente para retomar depois, quando estiver mais disposto. Isso pode funcionar principalmente quando se trata de leituras mais complexas ou de um assunto que você não domina muito bem.

4 - Explique o que leu em voz alta
É interessante que, após ler um parágrafo, por exemplo, você repita em voz alta o que lê, a si mesmo ou a um colega. Dizer o que entendeu da leitura pode ser uma ótima estratégia para ver se o conteúdo foi absorvido e se você está realmente sabendo interpretá-lo.

5 - Retome as perguntas iniciais
Ao final da leitura, é interessante retomar àquelas perguntas que você realizou no começo, por exemplo, a que tenta identificar o que o título sugere. Procure respondê-las e veja se realmente a sua interpretação mudou alguma coisa. Isso pode funcionar como uma revisão final do texto.

Cursos Técnicos Semi-presencial ou EAD


Conheça os melhores países do mundo para estudar


Resultado de imagem para intercambio estudos
A cada três anos, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) faz um mapeamento da qualidade dos sistemas de ensino ao redor do mundo. A avaliação é baseada em uma prova que mede o desempenho e conhecimento de jovens na faixa etária dos 15 anos de idade em 70 países. O exame, que é aplicado apenas em escolas selecionadas, é composto por questões de múltipla escolha de interpretação de texto, matemática e ciências.
Os últimos resultados do PISA publicados são referentes ao ano de 2012 e os índices referentes a 2015, data da última aplicação da prova, ainda estão sendo mapeados. A partir dessa análise, confira a lista com os 5 melhores sistemas de ensino do mundo e suas particularidades.
1 – Canadá
O sistema de ensino canadense é descentralizado, com cada uma das províncias tendo total autonomia sobre o currículo escolar. Contudo, as regiões usam marcadores e avaliações para identificar quais práticas de ensino estão sendo mais eficazes. A contratação e formação dos professores são bastante rigorosas, assim como o engajamento dos pais na educação dos filhos. O uso de tecnologias em sala de aula também é uma prática bastante comum.
2 – Finlândia
Na Finlândia, a autonomia das escolas e a rigorosa formação dos professores são a chave para o sucesso. As instituições ficam livres para escolher seus livros didáticos, materiais de estudo e conteúdo curricular. O corpo docente precisa ter formação superior em mestrado.
3 – Japão
O sistema educacional japonês é focado em preparar seus alunos para o mercado de trabalho e para a convivência em sociedade, que é baseada no mérito pelo esforço. Seu currículo escolar é bastante rigoroso e denso, tendo foco em matérias como Matemática e Ciências.
4 – Polônia
O que ajudou a Polônia a conquistar uma posição de destaque no ranking do PISA foi abolir o sistema de ensino utilizado durante o regime comunista, no qual uma prova era aplicada aos alunos na faixa etária dos 14 anos e apenas os 20% melhores obtinham o direito de continuar os estudos. Hoje, o país foca na formação profissional dos professores e no ingresso dos estudantes no ensino superior.
5 – Cingapura
Nos seus 50 anos de existência como país independente, Cingapura já passou por três reformas em seu sistema de educação. Depois de tentar métodos exclusivos de ensino e focar na formação rápida e rasa de uma mão de obra barata, o país começou a adotar um currículo mais rígido, focar na educação dos professores e introduziu esportes e artes no escopo de atividades das escolas.

Procurando emprego? Não basta ter um bom currículo é necessário ter uma “imagem vendedora”

É importante ficar alerta, pois a concorrência é grande e alguém com um currículo menor pode se destacar mais que uma pessoa bem formada (FOTO: Reprodução)

Seja por causa da crise ou não, chega um momento na vida de muitos profissionais que é necessário a busca por uma recolocação profissional. Neste momento crucial, é preciso deixar o excesso de orgulho de lado e encarar a realidade de que não basta ter boas formações e um histórico profissional muito bom, é necessário saber convencer que, de fato, tudo isso poderá fazer diferença em uma nova empresa.
O desemprego ou o simples desejo de uma mudança na carreira, para muitas pessoas, pode vir junto com sentimentos confusos como insegurança, medo, solidão, desespero, ansiedade, fracasso, entre diversos outros, que, se não forem controlados, poderão ser os vilões que impedirão o sucesso desejado na nova empreitada. Pois, se não forem tradados e enfrentados interiormente estarão estampados nas expressões faciais e corporais, demonstrando que são maiores do que a capacidade e o desejo de vencer e superar desafios.
O pior é que a pressão da situação também pode levar muitas pessoas a esquecerem da própria imagem. De nada adianta um currículo high tech ou recheado de atividades, adjetivos e qualidades, se o dono deste histórico brilhante não tem uma imagem vencedora. Suas roupas são ultrapassadas e fora de moda, sem nenhum estilo, e suas vestimentas completamente inadequadas para os novos desafios que podem surgir.
É importante ficar alerta, pois a concorrência é grande e alguém com um currículo menor pode se destacar mais que uma pessoa bem formada, simplesmente por saber valorizar-se melhor. Por isso, atenção, na busca por uma ascensão na área profissional é necessário investir na aparência. As companhias querem promover ou contratar profissionais que representem a sua imagem ou filosofia, pessoas que realmente tenham um perfil que se associe a uma marca.
Essas empresas estão tão preocupadas com isso, que constantemente investem em treinamento e workshops que instruam um comportamento assertivo de seus funcionários quanto à aparência. Mesmo assim, na hora de contratar novos profissionais, eles optarão por aqueles que estejam o mais próximo possível daquilo que consideram ideal: histórico que se enquadre a vaga, comportamento e imagem que represente a marca.
O bom profissional não perde tempo, se atualiza, aprende, busca consultoria e cursos que ensinem a imagem ideal para ser bem sucedido na carreira. É necessário esforço e coragem para sair do casulo e alçar vôos mais altos. Não basta ser, é necessário parecer.
fonte: Tribuna do Ceará
Leia também:
7 dicas para reposicionamento no mercado de trabalho


Com desemprego em alta, confira 7 dicas para reposicionamento no mercado de trabalho

Alguns cuidados devem ser tomados antes de qualquer ação de mudança de emprego (Foto: Vida e Carreira/Reprodução)

O crescimento do desemprego e da insatisfação dos profissionais, por motivos variados, cria uma crescente busca por um reposicionamento no mercado no trabalho.
O que fazer nessas situações? Alguns cuidados devem ser tomados antes de qualquer ação de mudança de emprego. É importante ter claro na mente que, em momentos de incertezas na economia e nos resultados das empresas, o surgimento de novas oportunidades fica comprometido. Com isso, buscar uma recolocação no mercado de trabalho tende a ser mais difícil. Mas isso não é impossível para quem está empregado ou desempregado.
O especialista Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor-executivo da BAZZEstratégia dá dicas sobre o tema. Confira:
Desemprego é motivo de desespero?
Com o desemprego crescente, como agir quem perdeu o emprego? É hora de desespero? “Lógico que não. Pode parecer difícil; mas, nesse momento, manter a tranquilidade e equilíbrio torna-se um fator essencial para seu reposicionamento”.
Essas são as melhores ações de um profissional, segundo Celso Bazzola, pois a ansiedade e o desespero tendem a dificultar ainda mais o raciocínio e a apresentação de suas habilidades técnicas e comportamentais, além de induzi-lo a decidir por uma oportunidade qualquer, que não agregará em sua vida profissional, criando um novo ciclo de desmotivação.
Passos para se reposicionar
A busca por reposicionamento não é tão simples, porém também não é impossível, sendo necessário planejamento e preparo em suas ações e construções de novas oportunidades. Veja os sete passos importantes sugeridos pelo especialista para que essa busca tenha êxito:
1. Amplie sua rede de relacionamentos a cada momento, isto é trabalhe o seu network, lembrando que esse não deve ser utilizado somente nas necessidades. Assim, esteja pronto também para ajudar e nunca deixar de ser lembrado;
2. Defina a estratégia para que possa desenvolver sua auto apresentação de forma transparente, segura e que demonstre preparo;
3. Crie interesse por parte do entrevistador, através de um Curriculum Vitae bem elaborado, com ordem e clareza na apresentação descrita e verbal, apresentando quais seus objetivos e seu potencial;
4. Cuidar da imagem pessoal é tão importante quantos os demais itens, demonstram autoestima e amor próprio, pois primeiro temos que gostar de nós mesmos para depois gostar do que fazemos;
5. Busque conhecimento e informações além de sua formação, a fim de se manter atualizado diante das mudanças de mercado;
6. Conheça as empresas que têm interessem em buscar oportunidades, analisando seus produtos ou serviços, estrutura e sua colocação de mercado;
7. Tenha transparência e autenticidade, esses pontos  atraem as empresas. Portanto, não queira construir um personagem, seja você mesmo e demonstre o quanto tem valor nas competências técnicas e comportamentais.
Estou empregado, mas insatisfeito!
O fato de passar por uma crise não significa que os profissionais que estejam posicionados e desmotivados devam ficar estagnados, sem analisar novas possibilidades. “Aconselho que, primeiramente, se busque quais motivos estão levando à condição de desmotivação, criando oportunidades de mudança do ambiente e tornando-o mais atraente”, explica.
Após essas ações e análises, concluindo-se que realmente é o momento, é recomendado que busque novas oportunidades. Contudo, antes de deixar a colocação atual, aguarde o melhor momento e uma boa proposta para tomar a decisão em definitivo.
Enquanto isso não ocorrer, busque motivação para contribuir com a empresa, atitude considerada profissional e que dará respeito e consideração futura. Lembrando: deixar um legado positivo em resultados e em atitudes pode consolidar sua imagem em seu campo profissional.
fonte: Tribuna do Ceará
:
Leia também:


7 passos para se dar bem na apresentação do TCC

É preciso estar atento aos slides e à fala durante a apresentação (FOTO: Divulgação)

Apresentação pode render pontos na nota final, uma mãozinha para monografias pouco exploradas: tenha cuidado com a fala, com a postura e com o roteiro de apresentação.

O último ano dos cursos de graduação é marcado pela correria do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Pesquisa daqui, entrevista dali. Escreve, revisa, reescreve. Realmente não é uma época fácil. E ainda é preciso defender o projeto para a banca examinadora.
Dor de cabeça para uns, alívio para outros. A apresentação ainda pode render pontos na nota final, uma mãozinha para monografias pouco exploradas. Veja sete dicas para arrasar na defesa do seu trabalho:
1) FALA
Geralmente, o tempo máximo de defesa não passa de 20 minutos. Apesar disto, não arrisque falar rapidamente, a banca pode não entender alguma parte do discurso ou até mesmo causar confusão. Fale devagar, de forma clara e num tom de voz adequado, que não transpareça o nervosismo e que não seja preciso interromper para pedir que você fale mais alto.
Seja firme. Fale com motivação, mas não faça piadinhas durante a apresentação. Seja formal, use corretamente a língua portuguesa. Deixe gírias para outro momento.
2) POSTURA
Toda atenção deve estar no projeto, por isso manter uma postura neutra é o mais indicado. Gesticular excessivamente e andar de um lado para o outro da sala tira a atenção de quem assiste. Para não fazer feio, ensaie e treine o corpo para o grande dia. Aproveite e faça exercícios para não apresentar olhando para um professor, mas sim para a plateia.
Outro ponto de gera dúvida é a roupa. Use peças formais com cores coringas, do tipo preto e branco. Outras cores podem ser adotadas, mas com sutileza. Lembre-se: o clima é de formalidade, portanto looks carregados devem ser deixados para comemorar a aprovação. Não se esqueça também de deixar o celular desligado para não ser interrompido com uma ligação inesperada.
3) SAIBA O QUE ESTÁ FALANDO
É bom reler o trabalho entregue à banca se não quiser falar asneira. Entenda o ponto principal para não gastar o precioso tempo com o histórico do projeto. Dominar o conteúdo é a principal arma para se dar bem em apresentações. Se o trabalho for em grupo, é bom que todos estejam afiados.
4) JUSTIFIQUE-SE
Depois de ter lido o projeto de ponta a ponta você estará preparado para os comentários e questionamentos dos professores. Evite ser monossilábico, responda com firmeza. Justifique todas as ações tomadas para que não haja dúvidas que o caminho escolhido é o certo.
5) SLIDE
Ao montar uma apresentação de slides, tenha bom gosto para não deixá-la poluída. O ideal é colocar apenas palavras-chave para conduzir a apresentação. Não se deve ler. Slides são apenas um apoio para o aluno. Ilustrações são válidas, desde que tenham relação com o trabalho. Deixe os seres voadores animados e as músicas de fundo presos nas correntes dos e-mails.
6) ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO
Está na dúvida do que colocar nos slides? Antes de começar a escrevê-los, faça um roteiro. O modelo irá conduzir sua apresentação oral.
# Apresentação: a primeira lâmina deve ser dedicada para identificar o projeto. Coloque seu nome completo, o título dado ao trabalho e quem o orientou.
# Introdução: mostre os caminhos que levaram à escolha do assunto central. Justifique o motivo da escolha do tema, o objetivo do estudo, a metodologia usada e a forma como a pesquisa foi conduzida.
# Desenvolvimento: apresente o desenrolar do trabalho, a abordagem dada, as alterações feitas em curso. Uma boa opção é comentar rapidamente a abordagem dos capítulos do TCC.
# Conclusão: retomada a ideia central e mostre o resultado final do estudo. Feito isto, é de bom tom agradecer as pessoas que ajudar no desenvolvimento do projeto e a atenção dada pela banca.
7) PARA NÃO DAR ERRADO
Fique de olho no relógio para não atrasar, do contrário a chance de defender o trabalho se perde. Chegue cedo e aproveite para testar a apresentação e o computador. Boa sorte!
Com informações da Universia

Leia também:
7 dicas para reposicionamento no mercado de trabalho

Conselhos que você precisa saber para 2016 no trabalho

Antes de iniciar um emprego novo, é importante já começar a se preparar adequadamente (FOTO: Divulgação)



No mês de dezembro muitas pessoas começam a pensar nos planos para o próximo ano. Com isso, surgem novas metas e expectativas, grande parte delas relacionadas ao futuro profissional.
Um dos desejos bastante comuns, sobretudo dos alunos universitários, é o de começar a trabalhar. Trata-se de uma vontade muito recorrente, principalmente durante a faculdade. Contudo, antes de iniciar um emprego novo, é importante já começar a se preparar adequadamente.
Pensando nisso, separamos 5 conselhos que você precisa saber antes de começar o primeiro emprego em 2016. Confira abaixo:
1 – Concentrar-se nas próprias qualidades
No ambiente de trabalho, é comum ter pontos fracos e pontos fortes. Você deve se manter concentrado nas suas qualidades e não nas suas fraquezas. Por isso, destaque as suas principais habilidades no dia a dia profissional e use as suas falhas e pontos fracos como aprendizado.
2 – Lidar com altos e baixos
Durante a rotina de trabalho, você provavelmente terá que lidar com muitos altos e baixos. Cometer falhas é normal, mas é importante usar os seus erros como oportunidades de aprendizado. Se você errar, procure identificar o motivo e veja quais foram as atitudes que não podem ser repetidas no futuro.
3 – Não ter medo de arriscar
Ao iniciar o primeiro emprego, muitas pessoas costumam não arriscar por terem medo de errar e causar uma má impressão. Contudo, a sua atitude deve ser justamente o contrário: procure pensar “fora da caixa”, sugerindo ideias inovadoras e vendo como apostar em novas oportunidades. Mesmo que elas não deem certo, você poderá ter certeza de que pelo menos tentou.
4 – Balancear vida profissional e pessoal
Focar na carreira é essencial para ter sucesso. No entanto, você não deve deixar a sua vida social de lado, pois isso pode ser muito prejudicial, sobretudo a sua saúde emocional. Por isso, é essencial ter sempre um tempo destinado para as atividades que gosta como sair com os amigos, assistir a um filme, ler um livro ou praticar um esporte. Isso pode ajudá-lo a equilibrar a sua vida profissional, fazendo com que você se sinta menos estressado e sobrecarregado.
5 – Identificar-se com a profissão
O primeiro passo para se sentir satisfeito no trabalho é se identificar com a área escolhida. Por isso, antes de começar o primeiro emprego, você deve ter em mente quais atividades você gosta de fazer e tem facilidade e quais são aquelas que você está certo de que não se daria bem. É essencial procurar por uma carreira que lhe faça feliz. Caso contrário, as chances de se tornar um profissional frustrado serão bem grandes.
Com informações da Universia Brasil

10 passos para escrever um relatório para impressionar seu chefe ou seus professores

Relatórios bons abordam questão ou ponto de vista específicos (FOTO: Divulgação)
Um bom relatório irá abordar uma questão ou ponto de vista específico baseado em exemplos característicos, na forma de símbolos ou temas. Você precisa ter um objetivo claro ao escrever um relatório. Não se esqueça de reunir suas anotações, possíveis aulas sobre o livro e todo o material de apoio, como canetas e marca-páginas.Confira alguns passos que irão ajudá-lo a incorporar esses elementos importantes:
Passo 1 – Objetivo
Se possível, tenha um objetivo em mente. Sua meta é o ponto de vista que você quer transmitir, o tópico que deseja debater ou uma pergunta que você planeja responder.
Passo 2 – Anotações
Não tente fazer anotações ou notas mentais. Enquanto estiver lendo, mantenha ao seu lado material de apoio como canetas, papel, marca-texto e marcadores de página.
Passo 3 – Temas
Ao ler o livro, fique atento para elementos que evoquem emoção, eles podem ser apenas um símbolo ou uma cena completa. Indicarão algum tema ou tópico importante.
Passo 4 – Material de apoio
Use papéis autocolantes para marcar as páginas. Quando você se deparar com algum elemento importante, marque a página e coloque a marcação no começo da linha que se destacou.
Passo 5 – Padrões
Note possíveis temas ou padrões. Enquanto você lê e marca as partes importantes, irá perceber um padrão ou tema central. Em um papel separado, escreva esses pontos de forma que você possa repassá-los mais tarde.
Passo 6 – Identificação
Identifique suas marcações. Se você vir um símbolo por vezes repetidas (por exemplo, se autor sempre usa exemplos com insetos, ou a forma como representa certos elementos, etc), identifique essas marcações para referências posteriores.
Passo 7 – Esboço
Desenvolva um esboço enquanto lê. Quando terminar de ler o livro, você já terá várias anotações e possíveis pontos importantes para incluir no relatório final.
Passo 8 – Parágrafos
Desenvolva idéias para parágrafos. Cada parágrafo deve se relacionar com uma frase ou idéia do parágrafo seguinte. Escreva primeiro as idéias centrais, e depois vá preenchendo com os exemplos. Não se esqueça de incluir o principal ou básico em seus dois primeiros parágrafos.
Passo 9 – Revisão
Revise, ajuste e repita. Seus parágrafos irão ficar desorganizados e estranhos na primeira vez que escrevê-los. Leia-os repetidamente e reajuste-os para que as frases estejam na melhor organização e ordem possível.
Passo 10 – Introdução
Revise seu parágrafo introdutório. Esse parágrafo irá fazer a primeira e mais importante impressão de seu relatório. Deve estar impecável. Garanta que ele esteja bem escrito, interessante e contenha uma base com boas teses.
Com informações do Universia Brasil