De acordo com uma pesquisa conduzida pelo
instituto norte-americano Harris Poll, publicado pela consultoria Career
Builder recentemente, 80% dos mais de 5.000 entrevistados (sendo 2.000 pessoas
da área de recursos humanos) afirmaram ter colegas que se comportam de forma
infantil no trabalho.
Algumas condutas típicas de criancinha não só irritam os
demais como ainda podem prejudicar o sonho de trilhar uma carreira de sucesso.
Confira algumas atitudes que deveriam ser
limadas do comportamento de quem deseja transmitir uma imagem madura e
profissional:
1. Ficar falando
que na empresa anterior tudo era melhor
Parece atitude de aluno de aluno do ensino fundamental dois que começou o ano
em uma escola nova e quer se gabar...
2.
Pedir para mudar de mesa
Seu chefe não é sua
professora. Esse tipo de reclamação gera desconforto com os colegas e até mancha
sua imagem...
3.
Deixar os outros esperando para começar uma reunião
Uma pessoa com o ego
exacerbado, assim como a criança pequena, acredita que o mundo gira ao redor de
si e que todos estão ali para atender suas necessidades e vontades. É alguém
que amadureceu fisicamente e intelectualmente, mas ficou infantilizada
emocionalmente.
Quem se atrasa pode ter um
motivo ou não. Porém, é inaceitável não comunicar o atraso. É preciso ter
respeito e educação com os outros, e uma atitude como essa revela muito.
4.
Virar a cara para alguém
É o equivalente ao “ficar
de mal” dos pequenos. Péssimo! Adultos dialogam, discutem, olham nos olhos e
chegam a um consenso --e, quando não chegam, respeitam as diferenças. A melhor
estratégia é deixar de mimimi e chegar junto. Seja maduro o suficiente para
sustentar sua posição sobre aquilo que você não gostou na situação ou no
comportamento do outro, sempre com um tom de voz suave e assertivo, para não
pesar a energia da conversa.
5.
Ignorar a hierarquia
Embora as empresas atuais
estejam cada vez menos rígidas quanto á hierarquia, e os relacionamentos sejam
mais fluidos, é preciso ter maturidade para fazer uma leitura da cultura do
ambiente. Por mais informal que a companhia seja, lembre-se que a forma de se
comunicar deve ser proporcional ao grau de intimidade e proximidade. É bom
questionar, debater, trazer ideias e construir. No entanto, ignorar a hierarquia
demonstra imaturidade e falta de profissionalismo. Para quem quer crescer
dentro da empresa é ainda pior.
6. Fazer bico ou
cara feia diante de críticas
Em vez de levá-las para o lado pessoal, que
tal encará-las como uma oportunidade para refletir e mudar? Quem resmunga em
uma conversa com o chefe ou faz pouco caso das opiniões de outras pessoas passa
a imagem de ser uma pessoa infantil, birrenta e mimada.
Para ser um profissional competente deve
aprender a ouvir, a considerar outras
ideias e sempre estar aberto à incorporar novas atitudes.
Fonte: Uol