Aprenda com as críticas e saiba como ser um profissional melhor

Após o choque inicial que as críticas causam, você pode criar estratégias que façam com que seu desempenho profissional melhore (FOTO: Shutterstock)

Alguns profissionais encaram feedbacks negativos como algo extremamente ruim e, por isso, têm dificuldades em aceitá-los. No entanto, a partir do momento que o chefe se dispõe a conversar sobre o desempenho profissional, significa que ele acredita no potencial de mudança do funcionário.

Confira 3 motivos para você valorizar as críticas que receberá no ambiente de trabalho:
1 – Aprimoramento pessoal
Ao receber uma crítica negativa a respeito do seu desempenho, escute atentamente tudo o que o outro tem a dizer. É importante que você identifique suas falhas e aprenda com elas. Tente não levar os comentários para o lado pessoal, porque isso pode afetar o seu desempenho profissional e, consequentemente, fazer com que você receba cada vez mais críticas. Nesses casos, a situação pode até se tornar insustentável, fazendo com que você seja demitido ou queira sair do emprego.
2 – Servem como estímulo
Ao entender a dimensão do que você está fazendo de errado, é comum que você tenha vontade de melhorar. Os feedbacks negativos podem ter a grande função de fazer com que o profissional sinta-se motivado a progredir sempre, querendo impressionar. Essa vontade pode fazer com que ele se destaque na companhia, seja por uma atividade que executou corretamente ou pelo próprio desejo de superação pessoal.
3 – Incentivam a criação de estratégias
Após o choque inicial que as críticas causam, você pode criar estratégias que façam com que seu desempenho profissional melhore. Separe um tempo do seu dia para analisar todos os erros apontados pelo gestor e, a partir disso, busque soluções criativas para todos eles. Ao demonstrar que, além de executar um bom trabalho, você está preocupado em resolver os problemas, talvez seja possível ganhar pontos dentro da empresa e conseguir cargos de maior importância.
Com informações do Universia Brasil

Um comentário: