Google lança plataforma para ensinar programação a crianças




O Google saiu na frente mais uma vez e criou um método totalmente inovador para ensinar conceitos de programação a crianças. Na última semana, a empresa apresentou o Project Blocks, uma pesquisa colaborativa feita em parceria com o professor Paulo Blikstein, da escola de educação da Universidade de Stanford, e a IDEO.
A novidade consiste em um hardware aberto para que crianças possam ter uma experiência física de programação, já que os pequenos aprendem com mais facilidade quando submetidos a situações de interação e brincadeira.

Para o Google, a importância do projeto está não somente em ensinar os conceitos da programação, mas também em empoderar as crianças com tecnologia e ensiná-las uma nova linguagem de expressão criativa. Esse conjunto de habilidades dará a elas o embasamento necessário para resolver qualquer tipo de problemas.

A plataforma utilizada para ensinar os pequenos programadores se chama Coding Kit. Ela funciona como um dispositivo de demonstração e permite que as crianças aprendam conceitos básicos, juntando blocos de código para criar diferentes tipos de instruções capazes de realizar diversas tarefas, como controlar um robô que desenha, um tablet e até um dispositivo que reproduz música.
Para um futuro próximo, a equipe do Project Blocks pretende recrutar educadores, colaboradores, pais e pesquisadores do mundo todo para participar remotamente dos estudos e pesquisas. Para se candidatar ao projeto, clique aqui.
A seguir, assista ao vídeo e entenda como funciona o Project Blocks:  https://youtu.be/AuRTS35ouTs

Leia Também:

Entenda o que é a Sala de Aula Invertida

Ferramentas Google para incrementar a Aprendizagem


Uso de celular em sala de aula dobra efeito negativo nas notas, aponta estudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário