Entenda o que é a sala de aula invertida

Na Sala de Aula Invertida, o aluno é agente de seu aprendizado.






Compreender o que é uma sala de aula invertida e aplicar essa metodologia de forma que ela seja realmente eficaz, tanto para os alunos quanto para o professor, pode ser mais simples do que muitos imaginam.

“Na Sala de Aula Invertida, o aluno participa ativamente de seu aprendizado, em vez de somente receber de forma passiva o conteúdo exposto pelo professor. No entanto, o ambiente deve ser conduzido pelo professor para que os objetivos sejam alcançados. Atualmente, é uma das principais metodologias ativas de ensino”, explica Elmôr Filho, ex-diretor de Departamento de Ensino do IME e professor da instituição.

A força dessa metodologia, segundo o especialista, está no fato de o aluno ter acesso ao conteúdo antes de ir para a sala de aula, o que muitos chamam de atividade pré-aula. Esta inversão faz com que ele se sinta mais seguro para interagir com o professor e seus colegas no encontro presencial, que chamamos de aula, verticalizando, assim, seu aprendizado. O conteúdo da pré-aula pode ser disponibilizado para o aluno em diferentes mídias. Lembramos que a Universidade de Harvard conseguiu notoriedade em nível mundial com esse tipo de conceito. Lá, os estudantes recebiam o material (‘case’) com antecedência e, no encontro presencial com o professor, apresentavam as soluções para os problemas reais, gerando discussão profícua e troca de conhecimento e experiências, sempre conduzidas pelo docente.

De acordo com o especialista, a figura do professor sofre importantes mudanças. “O professor passa a conduzir mais a aprendizagem, em vez de somente ensinar o conteúdo”. Por outro lado, o aluno se torna mais responsável, já que ele precisa conhecer o conteúdo antes da aula, para ter base na discussão que será conduzida em sala. Além disso, nas discussões dirigidas pelo professor os alunos aprendem o conteúdo ao mesmo tempo em que desenvolvem importantes habilidades pessoais e interpessoais, como por exemplo a de trabalhar em grupo.

fonte: Universia

Leia também:


Ferramentas Google para incrementar a Aprendizagem


Uso de celular em sala de aula dobra efeito negativo nas notas, aponta estudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário