Administração Escolar

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Nada de assumir tudo sozinho!
Convoque seus auxiliares para dividir o trabalho do dia a dia na administração escolar.

Atenção aos sinais!Muitas vezes, a correria do dia a dia vira rotina e o diretor não percebe que está acumulando mais tarefas do que deveria na administração escolar. Porém algumas situações recorrentes apontam que é hora de mudar de atitude. Perceba se um ou mais desses problemas está acontecendo com você.
Sabe aquela vontade de se multiplicar por dez para dar conta de todas as pendências acumuladas sobre a mesa e que você, diretor, acha que só você pode resolver? O peso da função e a vontade de que nada saia errado geram aquela conhecida tentação de abraçar o mundo. E isso não é um bom sinal. Não importa quão capacitado, empenhado e multitarefa um profissional seja. Ninguém consegue ser um bom gestor até se conscientizar da importância de confiar tarefas a outras pessoas.
À primeira vista, fazer tudo sozinho pode parecer mais simples, rápido e seguro. Mas isso é ilusão. Quem escolhe esse caminho fica com mais atribuições do que pode resolver em tempo hábil e perde a oportunidade de valorizar a atuação da equipe e colocá-la como protagonista das ações da escola. “Delegar é uma das maiores competências que o gestor pode desenvolver. Ao dividir a responsabilidade, ele ajuda no desenvolvimento dos auxiliares e se libera para as ações estratégicas”, explica Cisele Ortiz, coordenadora do Instituto Avisa Lá, em São Paulo. Ser centralizador pode trazer problemas não apenas ao diretor, mas também a toda a comunidade (leia a galeria). Porém atenção! Ao distribuir as tarefas, é preciso orientar, acompanhar a execução e definir meta e prazo para a conclusão.
Se delegar é preciso, como fazê-lo? Segundo Renato Malekas, da Search Consultoria em Recursos Humanos, em São Paulo, o primeiro passo é fazer um organograma para visualizar o tamanho da equipe e as pessoas que ocupam os cargos. Com o esquema em mãos, é hora de reunir os funcionários para relacionar o que precisa ser resolvido e distribuir as tarefas de acordo com o perfil de cada um. Eles poderão se oferecer de acordo com interesses e habilidades. Caso isso não aconteça, o gestor escolhe o responsável.
Na reunião de repasse, é preciso explicar com clareza o objetivo da ação ou do projeto e o que se espera de cada um dos envolvidos. “Quando o acordo é claro, criam-se o compromisso e o engajamento recíproco”, explica Malekas.
fonte: http://gestaoescolar.abril.com.br/formacao/precisa-ajuda-entao-peca-759340.shtml#ad-image-0

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