3 mitos sobre o networking



Conheça algumas ideias equivocadas que costumam ser difundidas sobre comunicação no ambiente profissional

O networking pode ser muito importante, sobretudo para manter um bom desempenho no ambiente profissional. Manter uma comunicação ativa com os colegas de trabalho, compartilhando ideias e sugestões, fazendo perguntas e pedindo recomendações é fundamental para conquistar novas oportunidades na carreira. Contudo, estabelecer uma boa rede de contatos nem sempre é uma tarefa fácil e muitos profissionais o fazem da maneira incorreta. 
Certamente, essa dificuldade deve-se a algumas ideias equivocadas que geralmente são difundidas sobre o networking, levando muitas pessoas a acreditarem em certos conceitos e tentarem aplicá-los como se fossem, de fato, eficientes. A seguir, listamos 3 delas, explicando como superá-las da melhor forma possível. Confira abaixo:
 1 - “Não preciso ser recíproco” 
Engana-se quem pensa que não há a necessidade de ser recíproco ao estabelecer um networking. Quando alguém lhe fizer uma recomendação ou uma indicação, é retribuir a ajuda, mesmo que seja de uma outra forma. Isso é importante para transmitir uma imagem de generosidade, construindo uma relação de confiança. Além disso, procure não fazer perguntas em excesso, comentando sobre vários assuntos de uma vez só. Isso pode causar incômodo na pessoa com quem você está conversando.
2 - “Networking é para as pessoas mais populares” 
De fato, pessoas mais extrovertidas e expansivas costumam ter uma grande facilidade emestabelecer um networking. Entretanto, não é necessário ser o mais popular da equipe para manter um bom relacionamento com os colegas de trabalho. Uma pessoa mais tímida pode, sim, estabelecer fortes redes de contato. 
 3 - “Preciso fazer contato com o maior número possível de pessoas”
Entenda que, para estabelecer uma rede de contatos eficiente, é necessário manter o foco na qualidade e não na quantidade de pessoas com quem você se comunica. Você deve procurar pelas pessoas certas, que poderão ajudá-lo no que precisa, de uma forma verdadeira. É importante analisar cuidadosamente com quem você pretende compartilhar informações e pedir conselhos.

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