06 DICAS PARA FORTALECER SEU NETWORKING E AUMENTAR SUA OPORTUNIDADE DE TRABALHO





O networking pode ser decisivo para o futuro profissional. Conversar com colegas de trabalho pode funcionar como uma ótima forma de obter conselhos e recomendações importantes para a carreira, permitindo uma troca de ideias enriquecedora. Contudo, é necessário escolher as pessoas certas para se relacionar, analisando se essas interações estão fazendo com que você cresça profissionalmente ou não.
 A seguir, separamos 6 dicas para expandir o seu networking e torná-lo mais efetivo. Confira:

1 - Fique atento às oportunidades
Procure identificar oportunidades para conhecer novas pessoas e conversar com aqueles colegas com quem você ainda não teve chance de interagir. Você pode aproveitar diferentes eventos a sua volta, como um almoço especial, uma reunião, o uma conferência, por exemplo. Aproveite esses momentos para se socializar.

2 - Tenha iniciativa
Você pode criar a sua própria oportunidade para expandir o networking. Uma dica é convidar os colegas para um almoço ou para uma conversa depois do trabalho, por exemplo. Escolha um local próximo e peça a eles que convidem outros amigos para ir também, com o objetivo de ampliar sua rede de contatos. 

3 - Tenha um objetivo em mente
Para efetivar a sua comunicação, é importante manter o foco durante a conversa. Quais são as principais lições que você deseja aprender durante ao interagir com alguém que admira? Quais são as qualidades que você pode absorver de cada pessoa?

4 - Use as redes sociais a seu favor
Você pode usar sites como Twitter e Facebook para manter ou ampliar a sua rede de contatos. Faça uma lista de pessoas que você deseja conhecer e adicione-as ao seu perfil. Veja o que elas publicam, analise como elas se comportam e procure por interesses em comum. Caso haja um momento favorável, você pode iniciar uma conversa.

 5 - Planeje a sua conversa anteriormente
Antes de começar uma conversa, procure fazer um planejamento, pensando em assuntos para iniciá-la da melhor forma. Pense em perguntas interessantes que podem ser feitas, e comece por assuntos mais neutros. Para evitar que o assunto se encerre rapidamente, faça perguntas mais “abertas”. Ou seja, ao invés de perguntar por quanto tempo um colega trabalha na empresa, por exemplo, você pode perguntar como a carreira dele começou na companhia, ou qual foi a principal motivação para escolher a área.

6 - Seja você mesmo
Apesar de parecer básico, é fundamental ser você mesmo durante uma troca de ideias. Procure relaxar o seu corpo e preste atenção na linguagem corporal. Conte sobre as suas principais experiências, percebendo se o assunto realmente está prendendo a atenção dos colegas ou não. Caso você note que o diálogo não está agradando, fale sobre outras coisas, mude o foco da conversa.

Fonte: Universia Brasil
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