O FRACASSO DO PROGRAMA PRONATEC - Quais as verdadeiras razões





  O Ministério da Fazenda divulgou na quinta-feira (24/09/2015) uma pesquisa demonstrando que as pessoas que fizeram cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) têm praticamente a mesma chance de voltar ao mercado de trabalho do que aqueles que não procuraram uma capacitação.


    Alguns apontamentos ajudam a entender:

70% das vagas correspondem a cursos de curta duração, que tem duração mínima de dois meses.
Para especialistas, um dos problemas do programa é que com  a conclusão desses cursos, uma pessoa que não teve ensino médio, que não teve ensino fundamental, não vai conseguir se inserir no mercado com um curso de 160 horas.
Esses cursos são de baixa complexidade tecnológica e, diferente do curso técnico, não garantem um certificado de profissional com elevação de escolaridade ao estudante.

Faltou acompanhamento da qualidade dos cursos
Os representantes do Movate, um dos grupos mais críticos ao Pronatec. Apontam  a falta de regulação e acompanhamento dos cursos ofertados. 
O monitoramento da qualidade dos cursos também foi questionado pelo professor Gaudencio Frigotto, que estuda o ensino técnico no Brasil na Uerj. "O MEC não tem capacidade técnica de acompanhar tudo, é uma falta de controle total".

Governo não considerava evasão preocupante
Entre 2011 e 2014, quase 1 milhão de estudantes abandonaram os cursos do Pronatec. Em alguns casos, a evasão chegava a 50%.

    Entre os anos de 2011 e 2014, o Pronatec registrou mais de 8,1 milhões de matrículas em cursos de formação gratuitos. Com a crise, o programa sofreu um corte de 57% em relação a 2014.

   O Pronatec oferece dois tipos de capacitação: os cursos técnicos, para quem já concluiu ou está no ensino médio e os conhecidos como FIC (formação inicial e continuada).

   O Pronatec oferece dois tipos de capacitação: os cursos técnicos, para quem já concluiu ou está no ensino médio e os conhecidos como FIC (formação inicial e continuada).
Leia também: Aberto as inscrições para o programa de Mestrado no Reino Unido
http://aconsultoriaescolar.blogspot.com.br/2015/09/programa-oferta-bolsas-de-estudo-em.html

fonte: Uol - adaptado

#cursos técnicos
#pronatec
#esavão


Nenhum comentário:

Postar um comentário