Na sala de aula, o uso de internet pelo celular cresce entre professores estudantes como ferramenta de aprendizagem.



Na avaliação dos pesquisadores, a falta de formação e de infraestrutura ainda são barreiras para professores utilizarem recursos educacionais digitais com propósito pedagógico. Menos de um terço dos professores de escolas públicas e privadas, têm a sala de aula como principal local de uso dessas tecnologias como meio de aprendizagem.
   "Embora a infraestrutura de tecnologia de informação e comunicação esteja avançando nas escolas brasileiras, o seu uso, bem como a sua apropriação nas práticas pedagógicas, ainda representa um desafio para projetos educacionais e políticas públicas", disse Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br. A pesquisa, que ocorre desde 2010, foi feita em 930 escolas urbanas, no período de setembro de 2014 e março de 2015, ouvindo 930 diretores, 881 coordenadores pedagógicos, 1.770 professores e 9.532 alunos.
   A velocidade de conexão ainda representa uma dificuldade, pois 41% dos estabelecimentos têm acesso com até 2 megabits/s. Em 2013, o percentual era 50%. Nas particulares, o número é menor, 21%.
   A proporção de estudantes e professores que usam internet pelo celular cresceu nos últimos anos. Entre alunos de escolas públicas, o percentual chega a 79% e em colégios particulares, 84%.
Os dados fazem parte da pesquisa Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) Educação 2014, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).

Fonte: uol

Leiam também:

 40 escolas aproximadamente já usam tecnologia 3D em suas salas de aula.



Alunos são digitais e muitos professores são analógicos. O que fazer?


09 Aplicativos para estudar para o ENEM – compatíveis com smartphones, tablets e computadores. A maioria é Grátis! Indique para o seu aluno.


Milhares de alunos terão de mudar de escola em 2016, com a reorganização da SEE






Nenhum comentário:

Postar um comentário