O papel do coordenador pedagógico


Resultado de imagem para coordenador pedagógico
O coordenador pedagógico tem extrema importância no ambiente escolar, tendo em vista que ele promove a integração dos indivíduos que fazem parte do processo ensino-aprendizagem, estabelecendo, de forma saudável, as relações interpessoais entre os envolvidos. É um profissional que atua entre a direção e os educadores, mas também se relaciona com os alunos e os familiares.
Ele tem papel estratégico na mediação entre as diferentes instâncias educacionais, exercendo funções de articulação, formação e transformação. Por meio delas, o seu objetivo principal é oferecer o suporte requerido para que o estudante aprenda da melhor maneira possível.
As funções de articulação desempenhadas pelo coordenador pedagógico abrangem professores, familiares de alunos, os próprios estudantes, a legislação educacional e o Projeto Político Pedagógico da escola. É ele quem tem a formação necessária e a responsabilidade de fazer a articulação demandada entre os atores e domínios envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
O coordenador pedagógico é também quem faz a ponte entre a família e a escola, discutindo aspectos relativos ao rendimento escolar dos alunos e propondo soluções para potenciais dificuldades de aprendizagem ou conflitos disciplinares, por exemplo. Outra função importante que esse profissional desempenha é o suporte ao docente de estudantes em situações específicas para aprender.
O atendimento à legislação educacional brasileira configura parte importante das atribuições do coordenador pedagógico. Além de auxiliar na elaboração e no desenvolvimento da estrutura e do funcionamento do currículo com base em suportes legais, ele deve atuar junto aos professores, bem como atender a alunos e a seus familiares pautando-se nos preceitos da legislação educacional.
Além disso, contribuir para a articulação adequada de práticas relativas ao cumprimento do Projeto Político Pedagógico da instituição educacional consiste em uma atribuição essencial do coordenador pedagógico. Ele precisa propor medidas e atividades que ajudem a garantir que os objetivos estipulados no projeto possam ser desenvolvidos de maneira a beneficiar toda a comunidade escolar.
A função formativa exercida pelo coordenador pedagógico está diretamente relacionada à formação continuada dos professores para a atuação em suas atividades de docência. Cabe a esse profissional auxiliar os docentes para que eles aprimorem seus conhecimentos e suas práticas pedagógicas, por meio do oferta de oficinas e cursos online, por exemplo, que abordem temas de relevância como didática, prática de ensino e métodos avaliativos.
Todo educador tem o papel transformador, o que não é diferente no caso do coordenador pedagógico. Ao ter uma função mediadora por excelência, ele deve propiciar o questionamento dos professores sobre suas práticas e compromissos com o fazer educacional, fomentando a reflexão contínua e o estabelecimento de uma postura crítica diante do trabalho docente.
Em suma, algumas atribuições do coordenador pedagógico são:
  • Avaliar e acompanhar o processo ensino-aprendizagem, além dos resultados de desempenho dos alunos;
  • Valorizar e garantir a participação ativa dos professores, garantindo um trabalho que seja integrador e produtivo;
  • Organizar e escolher os materiais necessários ao processo de ensino-aprendizagem;
  • Promover práticas inovadoras de ensino e incentivar a utilização de tecnologias educacionais;
  • Fazer com que toda a comunicação entre estes dois públicos flua de maneira funcional;
  • Averiguar se a conduta pedagógica dos docentes tem beneficiado o processo de aprendizado dos discentes;
  • Informar aos pais e responsáveis a situação escolar e de relacionamento dos alunos;
  • Promover a formação continuada dos docentes.
fonte: Somospar



Nenhum comentário:

Postar um comentário