Projeto recruta crianças para lerem para cães em abrigos





A leitura tem o poder de nos transportar para lugares fantásticos, além de ser uma fonte inesgotável de conhecimento e diversão. Recentemente, a equipe da Humane Society of Missouri, um abrigo para cães localizado na região centro-oeste dos EUA, descobriu mais um benefício incrível dessa prática.
 Pensando em dar um pouco mais de atenção para os cães que aguardam, solitários, por uma nova família, o abrigo criou o Shelter Buddies Reading Program, que em português quer dizer “programa de leitura dos amigos do abrigo”. A iniciativa está recrutando crianças de 6 a 15 anos para ler para os peludos, com o intuito de socializar os animais e torná-los mais propensos à adoção.
 Em entrevista a revista americana TIME, o diretor do programa, Jo Klepacki, disse que o principal foco são os animais mais tímidos. “Queremos ajudar os cachorrinhos mais medrosos e traumatizados a terem algum tipo de interação física, para que eles entendam que as pessoas podem, sim, fazer bem a eles”, explica. Além disso, Klepacki acredita que ao tirar os animais do fundo das gaiolas e trazê-los para frente, mais perto dos visitantes do abrigo, é uma forma de aumentar as chances de adoção.
Antes de começar o trabalho voluntário, as crianças passam por um treinamento de 10 horas, que inclui o ensino de linguagem corporal para cães e melhores formas de interação com os animais. Depois disso, os pequenos ajudantes podem retornar ao abrigo sempre que desejarem para ler para os peludos. “Ouvir uma criança lendo realmente acalma os animais. É incrível ver a melhora que os nossos cães apresentaram”, conta Klepacki.

Compartilhe esta ideia para chegar até aos poderes públicos brasileiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário