Fies 2016: veja o que muda



Entenda as regras e critérios que vão mudar para o Fies 2016

Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), publicou nesta segunda-feira (7) um vídeo detalhando as mudanças que acontecerão no Programa de Financiamento Estudantil (Fies) para 2016, em relação ao segundo semestre de 2015. Segundo Rodrigo Capelato, Diretor Executivo do sindicato, o governo já adiantou que serão liberadas 300 mil vagas na edição do próximo ano.
Veja as novidades e comece a se planejar:
 Regiões com prioridade de vagas no Fies 2016 
Neste ano, 55% das vagas do Fies foram destinadas, somente, a alunos dasregiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, sem contar o Distrito Federal. Para 2016, a prioridade das vagas muda, sendo definida por microrregiões. Serão priorizadas aquelas que, segundo coeficientes de análise do Ministério da Educação, tenham maior necessidade de atendimento do Fies.
Os coeficientes de análise definidos pelo governo são:
 - Número de alunos que prestaram o Enem 2014 e 2015;
- IDH da microrregião em questão;
- Demanda por atendimento do Fies na microrregião em 2015;
 Áreas prioritárias do Fies 
Assim como aconteceu no segundo semestre de 2015, as áreas de saúde, engenharia e pedagogia voltada para a educação básica vão corresponder a 70% das vagas por microrregião. Também serão priorizados cursos estratégicos, como medicina.
 Vagas por universidade 
Aqui vale o mesmo critério de 2015, em que as vagas são destinadas conforme a avaliação e conceito do curso. Ou seja, para cursos com conceito 5 na avaliação do MEC, a instituição de ensino poderá solicitar 50% das vagas. Para aqueles com conceito 4 e 3, 40% e 30% das vagas, respectivamente. No caso dos cursos autorizados que ainda não receberam avaliação, poderão ser solicitadas 25% das vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário