Usar o Twitter na sala de aula pode ser um bom método de ensino

Esta rede social apresenta algumas diferenças com relação às demais que podem ser bastante benéficas no processo educativo.

Embora as novas tecnologias e a internet já façam parte da sala de aula do século XXI, alguns professores ainda se sentem inseguros em inseri-las nas suas turmas para tentar propor atividades inovadoras, que saiam dos exercícios presentes nos livros didáticos. No entanto, tanto os aparelhos quanto a rede podem ser ferramentas com potencial educativo, uma vez que você pode usá-las para desenvolver um processo de aprendizado mais ativo, em que os próprios estudantes são responsáveis pela construção dos conceitos da sua disciplina.Para exemplificar algumas vantagens que as mídias digitais e estes dispositivos podem trazer à educação, confira a seguir por que usar o Twitter na sala de aula pode ser um método de ensino interessante:




Uma nova maneira de engajar a turma

Diferentemente do que muitas pessoas costumam pensar, esta não é uma rede social em que você somente posta pequenos relatos sobre o seu dia. Na verdade, este tem sido um modo interessante de se informar sobre os últimos acontecimentos do Brasil e do Mundo. Basta lembrar que a notícia do ataque que causou a morte de Osama Bin Laden foi narrada, pela primeira vez, no Twitter ou ainda que ele serviu durante a Primavera Árabe como uma das grandes plataformas de organização social.

Claro, isso não quer dizer que você deva sugerir que seus alunos acreditem em tudo o que leem, sem pensar criticamente as informações que aparecem na timeline. Na verdade, é apenas um meio de ter acesso a novos conteúdos que estão disponíveis para os usuários da internet, mas que exigem uma leitura mais aprofundada como os jornais e o próprio livro didático.


Se você tiver uma página para o curso no Twitter, por exemplo, você pode compilar seus tweets usando hashtags para identificar a matéria, de modo a facilitar a navegação dos alunos. A partir dos seus compartilhamentos, os estudantes poderão desenvolver tanto um processo de aprendizado passivo, isto é, a leitura e assimilação dos conteúdos, quanto interagir com o que você postou, acrescentando informações ou tirando dúvidas.



Dinamicidade do conteúdo

Justamente por estimular a interação entre usuários de todo o mundo, esta ferramenta quando adotada na educação pode dar mais dinamicidade ao aprendizado. Ao postar um comentário sobre a matéria usando uma hashtag, o estudante pode debater o conteúdo visto em sala de aula não somente com seus colegas, mas também com outros jovens que também estão aprendendo aqueles conceitos e temas. Assim, cria-se a possibilidade do aprendizado colaborativo, extrapolando as limitações físicas da sala de aula.

Além disso, a própria organização do conteúdo em feed permite que os estudantes vejam diferentes assuntos e informações em pouco tempo. Dependendo da sua proposta, você pode pedir que eles tentem relacionar suas últimas postagens com as notícias daquele dia. Esta pode ser uma maneira de mostrar a relação entre diferentes disciplinas, por exemplo.



Em resumo, o Twitter pode ser adequado ao ambiente escolar, basta seus usuários utilizarem para o fim que acharem mais conveniente, como qualquer rede social ou dispositivo eletrônico. Por isso, não tenha medo de propor uma atividade diferente. Veja se sua escola tem uma conexão boa com a internet e se todos os alunos têm acesso a aparelhos celulares ou computadores e faça uma experiência. Pode ser interessante para você e seus alunos saírem do formato mais tradicional de ensino.

 Fonte: Universia Brasil
Siga: Twitter: ConsultoriaEscolar
LEIA TAMBÉM NO BLOG:
3 técnicas para usar o YouTube em sala de aula

USP oferta curso online e gratuito

http://aconsultoriaescolar.blogspot.com.br/2015/11/usp-oferta-curso-online-e-gratuito-de.html

Aberta seleção para professor substituto de Matemática e Administração com remuneração até R$ 3,7 mil

http://aconsultoriaescolar.blogspot.com.br/2015/11/aberta-selecao-para-professor.html

Programa oferece bolsas de até R$ 250 mil para estudar na Califórnia

http://aconsultoriaescolar.blogspot.com.br/2015/11/programa-oferece-bolsas-de-ate-r-250.html
Poli-USP terá curso de engenharia trilíngue
Abre seleção para Mestrado em energias renováveis
Fundação oferece cursos online e gratuitos para professores e educadores
http://aconsultoriaescolar.blogspot.com.br/2015/11/fundacao-oferece-cursos-online-e.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário