Como motivas os alunos nos estudos



Veja o que você pode fazer para conseguir que os alunos mantenham-se engajados em aprender

Dentro de uma sala de aula, os professores podem encontrar grandes desafios para engajar os estudantes a prestarem atenção e se dedicarem aos estudos. No entanto, existem algumas atividades que podem fazer com que os alunos se interessem verdadeiramente pelo aprendizado.Confira como motivar os seus alunos em sala de aula:
1 – Dê opção de escolha
Em algumas circunstâncias, você pode planejar a aula de modo com que os alunos escolham o que acreditam ser melhor para eles. Por exemplo, você pode propor mais de um texto para a realização de uma atividade, fazendo com que eles escolham aquele com o qual mais se identificam.

2 – Proponha tarefas interativas
Mediante ao universo digital aos quais os estudantes estão submetidos, é importante que você insira cada vez mais ferramentas interativas no dia a dia dos alunos. Assim, tendem a se sentir mais conectado à disciplina e, consequentemente, se esforçar mais para ela.

3 – Conheça seus alunos
Você perceberá que muitas vezes os estudantes não conseguem se sentir motivados para uma aula, porque não sentem simpatia pelo professor. No entanto, se desde as primeiras aulas você se demonstrar aberto para conhecê-los e mostrar-se disposto a ajudar sempre, é possível que prestem mais atenção às aulas. Ao sentir-se conectado com você, o estudante pode passar a se esforçar mais, mesmo que não se identifique com a disciplina.

4 – Crie um sistema de aula justo
Por mais que você queira que todos os alunos participem das suas aulas, deve entender que eles podem estar com algum problema em determinado dia e, por isso, merecem um espaço para si. Por isso, respeite e tente perceber se o estudante quer ou não participar da aula. Ao sentirem que têm esse espaço, os alunos podem até se sentir mais a vontade para participar das aulas.

Um comentário:

  1. Realmente, manter o aluno motivado em, pelo menos 70% do período de aula, exige uma desenvoltura excepcional do docente, mas é possível, desde que este, tenham o devido suporte de infra estrutura compatível para o referido desafio. Todavia, as dicas são muito boas.

    ResponderExcluir